Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22431
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Construction and evaluation of issues database about psychoactive substances
Título(s) alternativo(s): Construção e avaliação de banco de questões sobre substâncias psicoativas
Construcción y evaluación de banco de preguntas sobre sustancias psicoactivas
Autor(es): Mariano, Monaliza Ribeiro
Guimarães, Fernanda Jorge
Pagliuca, Lorita Marlena Freitag
Palavras-chave: Estudos de Validação;Validation Studies;Promoção da Saúde;Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias
Data do documento: Jun-2016
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Enfermagem UFPE
Citação: MARIANO, M. R. ; GUIMARÃES, F. J. ; PAGLIUCA, L. M. F. Construction and evaluation of issues database about psychoactive substances. Revista de Enfermagem UFPE, Recife, v. 10, n. 6, p. 2075-81, jun., 2016.
Resumo: Objetivo: descrever a construção e validação de instrumento de avaliação de aprendizagem sobre substâncias psicoativas. Método: estudo metodológico, em que se elaboraram questões sobr e substâncias psicoativas, avaliadas por especialistas quanto a conteúdo, clareza de enunciado, ambiguidade de resposta, repetição ou semelhança. Adotou - se critério de consenso para acatar as sugestões. Em seguida, classificaram as afirmativas indicando V para as verdadeiras e F para as falsas. Resultados: após avaliação, o banco resultou em 42 afirmativas distribuídas de acordo com os temas abordados; categorizadas em verdadeiras ou falsas; e organizadas nos níveis de baixa, média e alta complexidade. Conc lusão: as questões foram validadas e podem ser utilizadas para avaliar a informação sobre substâncias psicoativas.
Abstract: Objective: to describe the construction and learning assessment tool validation about psychoactive substances. Method: methodological study, with questions about psychoactive substances evaluated by experts as the content, statement of clarity, r esponse ambiguity, repetition or similarity. The consensus criterion was adopted to accept the suggestions. Then, they classified the statements indicating T for true and F for false. Results: after evaluation, the database resulted in 42 statements distri buted according to the covered topics; categorized into true or false; and arranged in low, medium and high complexity levels. Conclusion: the questions were validated and can be used to evaluate the information about psychoactive substances
Resumen: Objetivo: describir la construcción y validez de instrumento de evaluación de aprendizaje sobre sustancias psicoactivas. Método: estudio metodológico, en que se elaboraron preguntas sobre sustancias psicoactivas, evaluadas por especialistas en cuanto a su contenido, claridad de enunciado, ambigüedad de respuesta, repetición o semejanza. Se adoptó el criterio de consenso para acatar las suge stiones. En seguida, clasificaron las afirmativas indicando V para las verdaderas y F para las falsas. Resultados: después de la evaluación, el banco resultó en 42 afirmativas distribuidas de acuerdo con los temas abordados; categorizadas en verdaderas o f alsas; y organizadas en los niveles de baja, media y alta complejidad. Conclusión: las preguntas fueron validadas y pueden ser utilizadas para evaluar la información sobre sustancias psicoactivas.
URI: http://www.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/index http://diadorim.ibict.br/handle/1/233
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22431
ISSN: 1981-8963 on line
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_mrmariano.pdf398,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.