Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22365
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSchlesener, Anita Helena-
dc.date.accessioned2017-03-22T10:51:53Z-
dc.date.available2017-03-22T10:51:53Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSchlesener, A. H. (2016)pt_BR
dc.identifier.issn2317-2010-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22365-
dc.descriptionSCHLESENER, Anita Helena. O caderno A de Antonio Gramsci: a hegemonia, a linguagem, a literatura e seus desdobramentos na educação. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 3, n. 8, p. 95-115, jan./ago. 2016.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this paper is to analyze the relationship between hegemony, language and literature based on Antonio Gramsci’s Notebook A. We seek to highlight the joints of the question of American literature with themes of hegemony, Americanism and Fordism, which are extremely important to understand the political and cultural relations that settle the translation of the Notebook A. In the context of the North American literary trends identified in the German magazine’s fascicle and its relationship with European culture, it reveals the establishment of the international hegemonic struggle. Finally, we highlight the importance of the educational process and its political dimension.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Dialectuspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHegemoniapt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAntonio Gramscipt_BR
dc.titleO caderno A de Antonio Gramsci: a hegemonia, a linguagem, a literatura e seus desdobramentos na educaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo tem o objetivo de analisar a relação entre hegemonia, linguagem e literatura a partir de Antonio Gramsci a respeito do Caderno A. Procuramos evidenciar as articulações da questão da literatura norte-americana com os temas da hegemonia e do americanismo e fordismo, de fundamental importância para compreender as relações políticas e culturais que sedimentam a tradução do Caderno A. No contexto das tendências literárias norte-americanas identificadas no fascículo da Revista alemã e sua relação com a cultura europeia evidencia o modo como se institui a disputa hegemônica em âmbito internacional. Enfim, salientamos a importância do processo educativo e sua dimensão política.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_ahschlesener.pdf521,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.