Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2235
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTupinambá, Antonio Caubi Ribeiro-
dc.contributor.authorSchaumann, Gustavo Pucci-
dc.date.accessioned2012-03-08T12:47:55Z-
dc.date.available2012-03-08T12:47:55Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationSCHAUMANN, Gustavo Pucci. Gestão da qualidade e sua relação com a satisfação e o comprometimento no trabalho de servidores técnico-administrativos. 2010. 144f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Fortaleza-CE, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2235-
dc.description.abstractThis study aims at analyzing the possible relations between the implementation of criteria and practices of the Excellence Model of public management (GESPÚBLICA Model) and the satisfaction and work commitment of managerial and technical civil servants at a public organization in Fortaleza (CE Brazil). The GESPÚBLICA Model was developed by the federal government of Brazil through the Ministry of Planning, budget and management and integrates the National Programme for combating the bureaucracy in the public service. It is a transposition of Total Quality Management practices from private to public organizations. This dynamic brought new expectations for the considered civil servants in relation to the administration and work conditions. The main theoretic references were the Neoclassical School of Administration, the System and Development oriented Psychology, the Working Group on Organizational and Work Psychology (GTPOT) and the Political Economics of Power and Organizational Studies. The field research was conducted in the Regional Labour Superintendence of the state of Ceará (Brazil) (a specific unity of the Ministry of Labour and Employment that was awarded for various years and recognized as a reference in the application of this model). The research contributed to investigate the consequences of the strategies, practices and the learning of quality in satisfaction and commitment of administrative technical servants in the period of 1997 to 2007. As method of research, a quantitative approach was used while a structured questionnaire served as research instrument. The data analysis considered the relation of the implementation of the Excellence Model in public management with the variables of satisfaction in the process of work organization, management and planning, working environment, values and culture, financial remuneration and benefits and commitment at work in its affective, calculative and normative dimensions. The final considerations of the investigation indicate the limited relation between the initiatives of the model with the satisfaction and the commitment at work.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectModelo de Excelênciapt_BR
dc.subjectGestão Públicapt_BR
dc.subjectGestão da qualidadept_BR
dc.subjectSatisfaçãopt_BR
dc.subjectComprometimento no trabalhopt_BR
dc.subjectExcellence Modelpt_BR
dc.subjectPublic Managementpt_BR
dc.subjectQuality Managementpt_BR
dc.subjectSatisfactionpt_BR
dc.subjectWork Commitmentpt_BR
dc.subjectGestão da qualidade total na administração pública - Ceará - 1997-2007pt_BR
dc.subjectSatisfação no trabalho - Ceará - 1997-2007pt_BR
dc.subjectCompromisso organizacional - Ceará - 1997-2007pt_BR
dc.subjectSuperintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará - Servidores públicos - 1997-2007pt_BR
dc.titleGestão da qualidade e sua relação com a satisfação e o comprometimento no trabalho de servidores técnico-administrativospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo tem por finalidade analisar as possíveis relações da implementa-ção dos critérios e das práticas do Modelo de Excelência em Gestão Pública (Mode-lo Gespública) com a satisfação e o comprometimento no trabalho de servidores técnico-administrativos. O Modelo Gespública foi desenvolvido pelo governo federal do Brasil através do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e integra o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização. É uma transposição das práticas da gestão da qualidade das organizações privadas para as instituições públicas. Essa dinâmica trouxe novas expectativas para os servidores quanto à organização e às condições de trabalho. Os principais referenciais teóricos foram a escola neoclássica da administração, a psicologia orientada para os sistemas e o desenvolvimento, o Grupo de Trabalho em Psicologia Organizacional e do Trabalho (GTPOT) e o Grupo de Pesquisa Economia Política do Poder e Estudos Organizacionais. Como método de pesquisa, utilizou-se a abordagem quantitativa e um questionário estruturado serviu de instrumento. A pesquisa de campo, realizada na Superintendência Regional do Trabalho no Ceará (unidade descentralizada do Ministério do Trabalho e Emprego premiada por vários anos e reconhecida como referência na aplicação desse modelo), contribuiu para investigar as decorrências das estratégias, das práticas e do aprendizado da qualidade na satisfação e no comprometimento no trabalho dos servidores técnico-administrativos no período de 1997 a 2007. A análise dos dados considerou a relação da implementação do Modelo de Excelência em Gestão Pública com as variáveis de satisfação nos processos de organização do trabalho, gestão e planejamento, ambiente de trabalho, valores e cultura, remuneração e benefícios e com o comprometimento no trabalho nas dimensões afetiva, calculativa e normativa. As considerações finais da investigação indicam a limitada relação das iniciativas do modelo com a satisfação e o comprometimento no trabalho.pt_BR
dc.title.enQuality management and its relation to managerial and technical civil servants’ satisfaction and work commitmentpt_BR
Aparece nas coleções:PPGP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_dis_GPSchaumann.PDF1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.