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dc.contributor.authorCallado, Tereza de Castro-
dc.date.accessioned2017-03-21T12:05:32Z-
dc.date.available2017-03-21T12:05:32Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationCallado, T. C. (2015)pt_BR
dc.identifier.issn2317-2010-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22307-
dc.descriptionCALLADO, Tereza de Castro. A unidade do particular e os afetos humanos na teoria benjaminiana da soberania. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 2, n. 6, p. 192-203, jan./ago. 2015.pt_BR
dc.description.abstractIn the theory of knowledge of Walter Benjamin, the analysis of the particular articulates with the size of the force of his unit, when in a state of juxtaposition with other singularities, it gives way to a monad, his power of perception, to communicateitself towards the macrocosm. This epistemological conception which frames the political philosophy of Benjamin, aim on the edges of the “enlightened conscience” and precisely on the structure of modern subjectivity. The sense of mutuality and reciprocity characteristic of monads points to a new policy theme of interaction among men elaborated to accept the different, the democratic universe of heterogeneous and isolated from human whole, with a view to the coming political community elements.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Dialectuspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSingularpt_BR
dc.subjectMônadapt_BR
dc.subjectHeterogeneidadept_BR
dc.subjectDiferentept_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectComunidadept_BR
dc.titleA unidade do particular e os afetos humanos na teoria benjaminiana da soberaniapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNa teoria do conhecimento de Walter Benjamin, o particular se articula com a dimensão da força de sua unidade, quando, em um estado de justaposição com outras singularidades, cede à maneira de uma mônada, à sua capacidade de percepção, para comunicar a si mesmo diante do macrocosmo. Essa concepção epistemológica, que emoldura a tematização política de Benjamin visa às arestas da “consciência esclarecida”, precisamente na estrutura da subjetividade moderna. O apelo à mutualidade e reciprocidade característico da mônada aponta para a exigência de uma tematização política do convívio entre os homens, reelaborada para acolher o diferente no universo democrático dos elementos isolados e heterogêneos da totalidade humana, com vistas à comunidade política vindoura.pt_BR
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