Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22161
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Costa, Pablo Assumpção Barros | - |
dc.contributor.author | Luz, Thales José Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-10T17:26:19Z | - |
dc.date.available | 2017-03-10T17:26:19Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Luz, T. J. S.; Costa, P. A. B. (2017) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22161 | - |
dc.description | LUZ, Thales José Sousa. Ossuário: uma poética ritualística da morte na arte da performance. 2017. 99f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-Graduação Artes (PPGARTES), Fortaleza, 2017. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Morte na arte | pt_BR |
dc.subject | Feitiçaria | pt_BR |
dc.subject | Ritos e cerimonias fúnebres | pt_BR |
dc.subject | Body | pt_BR |
dc.subject | Witchcraft | pt_BR |
dc.title | Ossuário: uma poética ritualística da morte na arte da performance | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa se compõe no cruzamento entre a conjuração da morte em trabalhos artísticos e em práticas de rituais de bruxaria, tendo como ponto de interseção a performance como experiência de materialização de uma poética da morte. Aqui, é traçada uma noção acerca da morte como ação de desestabilização da noção de identidade do corpo, convergindo o pensamento sobre a dinâmica performativa da bruxaria e a arte da performance. Com base nessa relação entre a bruxaria e a arte da performance como experiência de desindividuação, são analisados os trabalhos artísticos Série Silhuetas (1973-1980) e Chicken Piece/Death of a Chicken (1972), ambos da artista cubana Ana Mendieta, e The Burden of Guilt (1995), da artista cubana Tania Bruguera. Na performance experienciada pelas artistas nessas obras, elementos relevantes para uma investigação sobre o corpo em experiência ritual da morte se combinam aos elementos que permeiam o processo de criação artística vivenciado por mim no trabalho chamado Ossuário. Nesse processo, proponho a composição de um trabalho artístico que se apresenta como experiência ritualística da morte, que se desdobra em imersões em descampados áridos no Piauí e em dunas no Ceará, e em experimentos coreográficos com ossos de animais mortos, cujos relatos compartilhados emergem como uma leitura da experiência do corpo no mundo através da morte. | pt_BR |
dc.title.en | Ossuary: a ritualistic poetic of death in performance-art | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_dis_tjsluz.pdf | 3,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.