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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Pablo Assumpção Barros-
dc.contributor.authorLuz, Thales José Sousa-
dc.date.accessioned2017-03-10T17:26:19Z-
dc.date.available2017-03-10T17:26:19Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationLuz, T. J. S.; Costa, P. A. B. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22161-
dc.descriptionLUZ, Thales José Sousa. Ossuário: uma poética ritualística da morte na arte da performance. 2017. 99f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-Graduação Artes (PPGARTES), Fortaleza, 2017.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMorte na artept_BR
dc.subjectFeitiçariapt_BR
dc.subjectRitos e cerimonias fúnebrespt_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.subjectWitchcraftpt_BR
dc.titleOssuário: uma poética ritualística da morte na arte da performancept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa se compõe no cruzamento entre a conjuração da morte em trabalhos artísticos e em práticas de rituais de bruxaria, tendo como ponto de interseção a performance como experiência de materialização de uma poética da morte. Aqui, é traçada uma noção acerca da morte como ação de desestabilização da noção de identidade do corpo, convergindo o pensamento sobre a dinâmica performativa da bruxaria e a arte da performance. Com base nessa relação entre a bruxaria e a arte da performance como experiência de desindividuação, são analisados os trabalhos artísticos Série Silhuetas (1973-1980) e Chicken Piece/Death of a Chicken (1972), ambos da artista cubana Ana Mendieta, e The Burden of Guilt (1995), da artista cubana Tania Bruguera. Na performance experienciada pelas artistas nessas obras, elementos relevantes para uma investigação sobre o corpo em experiência ritual da morte se combinam aos elementos que permeiam o processo de criação artística vivenciado por mim no trabalho chamado Ossuário. Nesse processo, proponho a composição de um trabalho artístico que se apresenta como experiência ritualística da morte, que se desdobra em imersões em descampados áridos no Piauí e em dunas no Ceará, e em experimentos coreográficos com ossos de animais mortos, cujos relatos compartilhados emergem como uma leitura da experiência do corpo no mundo através da morte.pt_BR
dc.title.enOssuary: a ritualistic poetic of death in performance-artpt_BR
Aparece nas coleções:PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC

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