Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22129
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMelo, Marcelo Ferreira de-
dc.contributor.authorCâmara, Rivelino de Sousa-
dc.date.accessioned2017-03-06T13:02:35Z-
dc.date.available2017-03-06T13:02:35Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCÂMARA, R. S. Resolução de problemas: uma proposta metodológica. 2016. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22129-
dc.description.abstractIn contrast to the overuse of routine exercises, resolved through rules and standard procedures, which do not stimulate initiative and mathematics student autonomy, we present a collection of problems containing a minimal amount of content to address them, but demanding enough creativity and reasoning. They are interesting problems, in order to instigate, provoke, challenge the student, thus providing a greater interest in the study of mathematics and making the lessons of this most attractive and enjoyable course. also we list the solution of each of them, exposing some comments and considerations to the teacher. Parallel to this, as a methodological approach, we suggest solving problems - theory developed by Hungarian mathematician George Polya - that seeks to stimulate the ability to "learn to learn" the student, accustoming him to determine the answers themselves, following their strategies, expose their difficulties, analyze and verify their solutions. We call the attention of the balance preached by Elon Lages between conceptualization, handling and application as fundamental components to the learning of mathematics process. We also propose a future project of application of this work, as their source of inspiration is born of a need to change the reality experienced in public schools regarding the teaching of mathematics.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectColetânea de problemaspt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectEnsino–aprendizagem.pt_BR
dc.titleResolução de problemas: uma proposta metodológicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEm oposição ao uso exagerado de exercícios rotineiros, resolvidos por meio de regras e procedimentos padronizados, que não estimulam a iniciativa nem a autonomia matemática do aluno, apresentamos uma coletânea de problemas contendo uma quantidade mínima de conteúdos para resolvê-los, porém exigindo bastante criatividade e raciocínio. São problemas interessantes, com a finalidade de instigar, provocar, desafiar o aluno, proporcionando assim um interesse maior pelo estudo da Matemática, bem como tornando as aulas dessa disciplina mais atrativas e prazerosas. Elencamos também a solução de cada um deles, expondo comentários e algumas considerações ao professor. Paralelo a isso, como abordagem metodológica, sugerimos a resolução de problemas – teoria desenvolvida pelo matemático húngaro George Polya – que procura estimular a capacidade de “aprender a aprender” do aluno, habituando-o a determinar as próprias respostas, seguir suas estratégias, expor suas dificuldades, analisar e verificar suas soluções. Chamamos a atenção do equilíbrio pregado por Elon Lages entre a conceituação, a manipulação e a aplicação como componentes fundamentais ao processo ensino-aprendizagem da Matemática. Propomos também um projeto futuro de aplicação deste trabalho, visto que a sua fonte inspiradora nasce de uma necessidade de mudança na realidade vivida nas escolas públicas com relação ao ensino da Matemática.pt_BR
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_dis_rscamara.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.