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dc.contributor.authorBevilaqua, Aluisio Pampolha-
dc.date.accessioned2017-02-10T17:01:12Z-
dc.date.available2017-02-10T17:01:12Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationBevilaqua, A. P. (2013)pt_BR
dc.identifier.issn2317-2010-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21973-
dc.descriptionBEVILAQUA, Aluisio Pampolha. Uma filosofia política para a crise do capital. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 1, n. 2, p. 43-52, jan./jun. 2013.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to present evidence and support the hypothesis that the crisis of capital has made the material substratum of vulgar rationalism collapse, has sparked the crisis of paradigms in modern science, leading to the return of irrationalism in the postmodern discourse and to the debate on the philosophical foundations of Marxism – dialectical materialism. This new period of society and of human thought, characterized by a transition, requires that conscious subjects understand the development of new forms of social relations, in which science and education, more than normative paradigms, are base values of humanity, hence, a new rasion d'être and purpose for the crisis of capital in transcendent historical and phylosophical terms.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Dialectuspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrisept_BR
dc.subjectCapitalpt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectMarxismopt_BR
dc.titleUma filosofia política para a crise do capitalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo deste artigo é apresentar evidências e sustentar a hipótese de que a crise do capital ruiu o substrato material do racionalismo vulgar, deflagrou uma crise de paradigmas na ciência moderna, conduzindo ao retorno do irracionalismo no discurso pós-moderno, e ao debate do fundamento filosófico da teoria marxista – a dialética materialista. Este novo período da sociedade e do pensamento humano, caracterizado de transição, exige dos sujeitos cognoscentes compreender as novas formas de desenvolvimento das relações sociais, em que ciência e educação, mais que paradigmas normativos, são valores basais da humanidade, logo, uma nova rasion d'être e finalidade para a crise do capital em termos transcendentais histórico-filosóficos.pt_BR
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