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dc.contributor.authorMaia, Lucíola Andrade-
dc.date.accessioned2017-02-09T16:44:05Z-
dc.date.available2017-02-09T16:44:05Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationMaia, L. A. (2012)pt_BR
dc.identifier.issn2317-2010-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21950-
dc.descriptionMAIA, Lucíola Andrade. Diálogos sobre formação humana e educação socialista: Makarenko e Pistrak. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 1, n. 1, p. 262-274, jul./dez. 2012.pt_BR
dc.description.abstractThis text discusses the socialist education, especially broaching human development under the aegis of socialism, taking as example the Soviet experience from the early twentieth century. Based essentially on Makarenko and Pistrak, this discussion presents the dialectic dichotomy individual-community as an expression of the human abilities to overcome contradictions inherent in the alienation produced by capitalist society. In this perspective, it debates the formation of the new man, identified with Socialism. The line of argument is grounded on Lenin’s thoughts and it understands that the nonpolitical education which is intended tends to be conservative, therefore, it is incompatible with social commitment and the revolutionary sense of the human praxis.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Dialectuspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPráxispt_BR
dc.subjectNovo homempt_BR
dc.subjectSocialismopt_BR
dc.titleDiálogos sobre formação humana e educação socialista: Makarenko e Pistrakpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste texto discute a educação socialista abordando especialmente a formação humana sob o signo do socialismo, tomando como exemplo a experiência soviética do início do século XX. Apoiada, maiormente em Makarenko e Pistrak, a discussão apresenta o par dialético indivíduo-coletividade como uma expressão das possibilidades humanas de superar as contradições inerentes à alienação da sociedade capitalista. Nessa perspectiva, debate a formação do novo homem, identificado com o socialismo. Fundamentada em Lênin, a argumentação compreende que a educação que se pretende apolítica, demonstra-se conservadora, portanto, avessa aos compromissos sociais e ao sentido revolucionário da práxis humana.pt_BR
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