Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21884
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGussi, Alcides Fernando-
dc.contributor.authorLima, Lavina Lúcia Vieira-
dc.date.accessioned2017-02-02T14:39:18Z-
dc.date.available2017-02-02T14:39:18Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationLima, L. L. V.; Gussi, A. F. (2013)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21884-
dc.descriptionLIMA, Lavina Lúcia Vieira. Diversidade cultural e mídias digitais na educação: uma experiência de encontro intercultural em um contexto escolar de fortaleza. 2013. 93f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.description.abstractWith the advent of technology and the possibility of contact between individuals of different cultures, through various tools available today, the encounter between different cultures, confined to the school environment, you can add the access to digital environments, such as websites, videos, games and blogs. So we can be in contact, directly or indirectly, with different ways of living and thinking from our own. In this sense, we conducted a survey around the project Nossos Lugares no Mundo, UFC Virtual Institute, which occurred in the first half of 2011, which consisted of education activities, presencial and virtual, involving people from different cultures and places. Students of two classes of 5th grade of elementary school participated in the project, one in the capital and another city in the state of Ceará. These students conducted in-person educational activities, with the help of various tools, which problematized the theme of difference, especially national, involving the presence of two American students, which were participating in an exchange project of UFC, and then all interacted on these activities through a blog. In our research, we investigated only the class of the capital, for monitoring these students was made more closely. From the analysis of the observations made in-person meetings, of the activities and interviews with some students, we realized that the concepts of culture and cultural diversity of the participating students have changed, becoming closer to interculturalism as insight into the difference. We understand, from this analysis, which activities suit digital tools to work objectives on cultural diversity enable the development of learning that would hardly be possible without these tools, in case the project blogs.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectPluralismo cultural e Educaçãopt_BR
dc.subjectDigital Mediapt_BR
dc.subjectCultural Diversitypt_BR
dc.titleDiversidade cultural e mídias digitais na educação: uma experiência de encontro intercultural em um contexto escolar de Fortalezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom o advento das tecnologias e a possibilidade de contato entre indivíduos de diferentes culturas, por meio de diversas ferramentas hoje disponíveis, o encontro entre distintas culturas, circunscrita ao ambiente escolar, pode se agregar o acesso a ambientes digitais, tais como, sites, vídeos, jogos e blogs. Assim, podemos estar em contato, direta ou indiretamente, com diferentes formas de viver e pensar diferentes da nossa. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa em torno do projeto Nossos Lugares no Mundo, do Instituto UFC Virtual, ocorrido no primeiro semestre de 2011, que consistiu em atividades educativas, presenciais e virtuais, envolvendo pessoas de lugares e culturas distintas. Participaram do projeto alunos de duas turmas de 5º ano do Ensino Fundamental de duas escolas municipais, uma da capital e outra de município do interior do estado do Ceará. Esses alunos realizaram atividades educativas presenciais, com auxílio de diversas ferramentas, em que se problematizou a temática da diferença, sobretudo a nacional, envolvendo a presença de dois alunos norte-americanos, participantes de um intercâmbio da UFC, sendo que, depois, todos interagiram sobre essas atividades por meio de um blog. Em nossa pesquisa, investigamos apenas a turma da capital, pois o acompanhamento a esses alunos foi feito de forma mais próxima. A partir da análise das observações realizadas nos encontros presenciais, das atividades desenvolvidas e das entrevistas feitas com alguns alunos, percebemos que os conceitos de cultura e diversidade cultural dos alunos participantes se modificaram, tornando-se mais próximo da Interculturalidade como visão sobre a diferença. Entendemos, a partir dessa análise, que atividades que adequam ferramentas digitais a objetivos de trabalho sobre a diversidade cultural possibilitam o desenvolvimento de aprendizagens que dificilmente seriam possíveis sem essas ferramentas, no caso do projeto, os blogs.pt_BR
dc.title.enCultural diversity and digital media in education: an excerpt of intercultural meeting in a Fortaleza school contextpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_dis_llvlima.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.