Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21843
Tipo: Artigo de Evento
Título: A usabilidade do portal de periódicos da Capes em bibliotecas universitárias Públicas do estado do Ceará
Autor(es): Melo, Ana Cristina Azevedo Ursulino
Nascimento, Aline Vieira do
Melo, Thelma Marylanda Silva de
Palavras-chave: Periódicos Eletrônicos;Portal de Periódicos da Capes;Usabilidade;Biblioteca Universitária
Data do documento: 2016
Citação: MELO, Ana Cristina Azevedo Ursulino; NASCIMENTO, Aline Vieira do; MELO, Thelma Marylanda Silva de. A usabilidade do portal de de periódicos da Capes em bibliotecas universitárias públicas do estado do Ceará. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 19, 2016, Manaus, Brasil. [Anais eletrônicos]... Manaus, Brasil, 2016. Disponível em: https://anaissnbu.emnuvens.com.br/anais/article/view/245/243
Resumo: O artigo apresenta um estudo comparativo sobre a evolução do uso do Portal de Periódicos da CAPES sob a perspectiva das bibliotecas universitárias públicas do estado do Ceará. A pesquisa de cunho quantitativo analisa a usabilidade do portal nas IES públicas do Ceará no período de 2005 a 2014. Os dados foram coletados por meio de pesquisa no portal através do sistema de GEOCAPES de estatística. Como resultados, evidencia-se a qualidade de uso do Portal e a evolução na usabilidade na Universidade Federal do Ceará houve uma grande evolução na estatística de uso enquanto que na Universidade Estadual do Ceará houve uma estagnação e porque não dizer, um decréscimo. Atesta que a maioria dos atributos de usabilidade do Portal está qualificada em níveis acima da média na UFC e baixo da média na UECE, As conclusões apontaram para a necessidade de mais treinamentos e divulgação do portal na UECE.O presente estudo de usabilidade do Portal é um importante instrumento de avaliação institucional de uso deste sistema de informação. O referencial teórico foi composto pelo levantamento da literatura vigente sobre a usabilidade do Portal de Periódicos. Os resultados obtidos evidenciaram que ainda há muito por ser feito em relação à divulgação, sendo necessário desenvolver urgentemente mecanismos para ampliar o acesso e uso do Portal junto à comunidade científica das Universidades.
URI: https://anaissnbu.emnuvens.com.br/anais/article/view/245/243
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21843
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:BU - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_acaumelo.pdf595,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.