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dc.contributor.authorAraújo, Iago Cavalcante-
dc.contributor.authorFreire, José Célio-
dc.date.accessioned2017-01-20T11:00:44Z-
dc.date.available2017-01-20T11:00:44Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationARAÚJO, Iago Cavalcante; FREIRE, José Célio. Os valores e a sua importância para a teoria da clínica da abordagem centrada na pessoa. Revista da Abordagem Gestáltica: phenomenological studies, Goiânia, v. 20, n. 1, p. 94-103, jan./jun. 2014.pt_BR
dc.identifier.issn1809-6867-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21631-
dc.description.abstractThe Person-Centered Approach (PCA), as well as any human activity, is based on certain values, and among them, is a person’s worth. On the one hand, the approach consists of a professional practice in which the psychologist, bearing their own values, feelings, and perceptions, acts with integrity towards the client. On the other hand, we understand that such personal values should not be passed on to the client, or else we would be risking their autonomy and contradicting the organismic valuing process, as proposed by Carl Rogers. This essay discusses the place of clinical psychologists’ personal values in the PCA clinical theory. We understand that Rogerian psychotherapy is a process in which values are learned, which does not necessarily mean psychologists will teach such values. Among other aspects, we understand that professionals who use Person-Centered Approach need to further acquire its values, as well promote environments and productions that address the ethical aspects of its practice.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista da Abordagem Gestáltica: phenomenological studiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectValores pessoaispt_BR
dc.subjectPsicologia clínicapt_BR
dc.subjectAbordagem centrada na pessoapt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectPersonal valuespt_BR
dc.subjectClinical psychologypt_BR
dc.subjectPerson-centered approachpt_BR
dc.subjectEthicspt_BR
dc.subjectValores personalespt_BR
dc.subjectPsicología clínicapt_BR
dc.subjectEnfoque centrado en la personapt_BR
dc.titleOs valores e a sua importância para a teoria da clínica da abordagem centrada na pessoapt_BR
dc.title.alternativeLos valores y su Importancia para la teoría de la clínica en el enfoque centrado en la personapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), assim como qualquer atividade humana, está fundamentada sobre alguns valores, entre os quais o valor da pessoa. Por um lado, a abordagem prevê uma prática profissional em que o psicólogo seja íntegro na sua relação com o cliente, portando valores, sentimentos e percepções. Por outro, entendemos que tais valores pessoais não devem ser passados ao cliente, pois assim estaríamos arriscando a sua autonomia e nos contradizendo com o processo valorativo organísmico proposto por Carl Rogers. Nosso trabalho discute o lugar dos valores pessoais do psicólogo na teoria da clínica da ACP. Compreendemos que a psicoterapia rogeriana é um processo de aprendizagem significativa de valores, o que não implica em um ensino de tais valores por parte do psicólogo. Entre outros aspectos, entendemos que seja necessária uma maior apropriação dos valores da Abordagem Centrada na Pessoa pelos profissionais, além da promoção de ambientes e produções que tratem dos aspectos éticos da sua prática.pt_BR
dc.description.abstract-esEl Enfoque Centrado en la Persona (ECP), así como cualquier actividad humana, se basa en ciertos valores, de los cuales se destaca el valor de la persona. Por un lado, el enfoque ofrece una práctica profesional en la que el psicólogo se muestra sencillo en su relación con el cliente, con valores, sentimientos y percepciones. Por otro lado, entendemos que estos valores personales no deben ser pasados a los clientes, así se pondría en riesgo su autonomía y en contradicción el proceso evaluativo organísmico propuesto por Carl Rogers. Nuestro trabajo discute el lugar de los valores personales del psicólogo clínico en la teoría del ECP. Entendemos que la psicoterapia de Rogers es un proceso de aprendizaje significativo de los valores, lo cual no implica una enseñanza de esos valores por el psicólogo. Entre otros aspectos, entendemos la necesidad de una mayor apropiación de los valores del ECP por los profesionales, además de promover ambientes y producciones que aborden los aspectos éticos de su práctica.pt_BR
dc.title.enValues and their Importance for clinical theory of the person-centered approachpt_BR
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