Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21628
Tipo: Artigo de Evento
Título: Um giro da direita para a esquerda? Uma análise do caso hondurenho sob a presidência de Zelaya
Autor(es): Cunha Filho, Clayton Mendonça
Coelho, André Luiz
Flores, Fidel Irving Pérez
Palavras-chave: José Manuel Zelaya Rosales;Plataforma de centro-direita;Esquerda radical latino-americana
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: 8º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política
Citação: CUNHA FILHO, Clayton Mendonça; COELHO, André Luiz; PÉREZ, Fidel Inving Flores. Um giro da direita para a esquerda? Uma análise do caso hondurenho sob a presidência de Zelaya. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIÊNCIA POLÍTICA, 8, 2012, Gramado. Anais do ... Gramado: ABCP, 2012, 37p.
Resumo: Membro da elite hondurenha e eleito presidente em 2005 com uma plataforma de centro-direita, Manuel Zelaya logo viria a se aliar ao bloco de governos da esquerda radical latino-americana, sendo o primeiro caso de giro político (policy switch) da direita para a esquerda na região. O objetivo desse trabalho é investigar as razões que teriam motivado a virada ideológica de Zelaya. Após uma breve descrição do processo político hondurenho, revisamos a literatura sobre o tema e procedemos a uma análise empírica do mesmo. Encontramos que a fragilidade do setor energético do país e a aliança com a Venezuela num contexto de crise financeira internacional e altos preços de petróleo poderia ter ativado no país mecanismo causal semelhante ao provocado pela escassez de divisas e pressão externa por IFIs apontado pela literatura como causa primordial dos giros tradicionais da esquerda para a direita.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21628
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_ucmcunhafilho.pdf367,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.