Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21592
Tipo: Artigo de Evento
Título: Cozumel, a ilha que se reinventa: onde o turismo faz eclodir múltiplos imaginários e temporalidades
Autor(es): Rodrigues, Lea Carvalho
Palavras-chave: Cidades turísticas;Imaginários;Temporalidades
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: XI Reunión de Antropología del Mercosur
Citação: RODRIGUES, Lea Carvalho. Cozumel, a ilha que se reinventa: onde o turismo faz eclodir múltiplos imaginários e temporalidades. In: REUNIÓN DE ANTROPOLOGÍA DEL MERCOSUR, 11., 2015, Montevideo. Anais... Montevideo: UDELAR, 2015, 21p.
Resumo: Cidades turísticas têm a qualidade de concentrar, simultaneamente, diferentes signos que caracterizam a contemporaneidade: fluxos, diversidade, produção de símbolos e simulacros, a conformar novas paisagens, imagens e sensibilidades. Elas têm em comum, ainda, a necessidade constante de criar produtos para ofertar ao visitante, que atraiam seu interesse e suscitem os desejos de ali estar, ver e viver experiências ímpares, distantes de tudo o que forma parte do seu cotidiano. Como é particular a toda experiência turística, de alguma forma estas cidades também permitem ao turista entrar em contato com a dimensão do sagrado, faça-se ele presente na contemplação da natureza, no assombro causado pelo espetáculo da arquitetura presente ou pretérita, ou mesmo na possibilidade de uma interiorização profunda. O que dizer então quando esta cidade se encontra em uma ilha detentora de um passado repleto de situações que estimulam esse imaginário de aventura, exotismo e ação, e seu presente propicia o contato com uma natureza exuberante? Assim é Cozumel, uma ilha do caribe mexicano a partir da qual, e dos dados etnográficos ali colhidos, pretende-se expor e refletir sobre como acontecimentos históricos, mitologias indígenas e da conquista, além dos abalos causados por eventos naturais, podem compor um imaginário múltifacetado que perpassa a vida cotidiana da cidade e da ilha, sobretudo em seu núcleo urbano, e, ainda, em como esta situação específica traz acréscimos às reflexões tanto sobre as dinâmicas próprias às cidades turísticas, como para incrementar as discussões no âmbito da antropologia urbana e do turismo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21592
ISBN: 978-9974-0-1385-8
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_lcrodrigues.pdf704,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.