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Tipo: Tese
Título: Validação de um vídeo educativo para a promoção do apego seguro entre mãe soropositiva para o HIV e seu filho
Título em inglês: Validate an educative video for the promotion of the attachment between puerperal HIV-infected and their children
Autor(es): Barbosa, Régia Cristina Moura
Orientador: Pinheiro , Ana Karina Bezerra
Palavras-chave: Educação em Saúde;Síndrome de Imunodeficiência Adquirida;Período Pós-Parto
Data do documento: 2008
Citação: BARBOSA, R. C. M. Validação de um vídeo educativo para a promoção do apego seguro entre mãe soropositiva para o HIV e seu filho. 2008. 156 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008.
Resumo: A maternidade exige da mulher adaptações físicas, psicológicas e sociais. Para a puérpera soropositiva para o HIV além de todas estas adaptações, a nova mãe vivencia experiências delicadas e difíceis como o não amamentar, o isolamento, a discriminação e o estigma que sofre por si mesma, pelos familiares e pela equipe de saúde que presta cuidados. O medo de morrer e de ter contaminado seus filhos, somado ao não amamentar são fatores que levam a comportamentos de distanciamento, prejudicando a atitude de apego entre o binômio mãe e bebê. O apego é essencial para a formação do vínculo afetivo e da personalidade, podendo prejudicar o desenvolvimento da criança, caso esta seja privada da figura de apego. Nosso trabalho teve como objetivo construir um vídeo educativo para a promoção do apego entre mãe soropositiva para o HIV e seu filho. O estudo foi do tipo metodológico, ensaio clínico, randomizado. Para a construção e validação do vídeo educativo, a pesquisa passou por cinco etapas: Desenvolvimento do roteiro; Avaliação do roteiro por dois especialistas de conteúdo e dois da área técnica; Gravação e Edição do vídeo; Exibição do vídeo e Avaliação da Interação Mãe e Bebê. A coleta de dados ocorreu entre maio e outubro de 2008, em uma maternidade do município de Fortaleza. As participantes foram divididas aleatoriamete em Grupo Controle e Grupo de Intervenção, totalizando uma amostra de 24 participantes. A população era composta por 27 gestantes soropositivas, sendo que três não obedeceram aos critérios de inclusão do estudo. Utilizamos como instrumentos para coletar os dados: questionário para avaliação do roteiro; formulário do perfil sócioeconômico; diário de campo e o Protocolo da Avaliação da Interação Mãe e Bebê de 0 a 6 meses. Para análise dos dados usamos o Teste Estatístico Kolmogorov-Smirnov com (p<0,05). Os especialistas concordaram com o desenvolvimento do vídeo como estratégia educativa, solicitando modificações: redução do número de cenas; Substituição de termos técnicos por linguagem coloquial; Efeitos computadorizados de figuras e maior interação entre os personagens. Após a criação do vídeo, o mesmo foi transmitido para as participantes do Grupo de Intervenção. Foram observados sentimentos como alegria, esperança e ansiedade. Após a entrevista com as participantes dos dois grupos, agendamos de acordo com a data provável do parto, a avaliação da interação entre mãe e bebê. Nessa etapa participaram três juízas que filmaram a díade e avaliaram a interação entre os mesmos. Os resultados foram mais satisfatório para o Grupo de Intervenção, ou seja, as mulheres que haviam assistido o vídeo e recebido orientações da pesquisadora. Para avaliação da interação entre o binômio, o protocolo usado preconiza os seguintes critérios para avaliação: verbalização; contato visual; atenção geral da mãe; afeto positivo; eficiência para consolar; reação da mãe ao choro do bebê; resposta ao comportamento social Intensidade da resposta; sensitividade; contato corporal; afeto negativo e intrusividade. Dos comportamentos avaliados os únicos que não tiveram diferenças estatísticas para os dois grupos foram a verabalização; o afeto negativo e intrusividade. Assim, consideramos importante a criação de estratégias educativas que visem a promoção do apego, ressaltamos ser este vídeo um apoio para os profissionais que trabalham com esta clientela específica.
Abstract: The maternity demands from the woman physical, psychological and social adaptations. To the HIV positive person the HIV beyond all these adaptations, the new mother lives deeply delicate and difficult experiences as not to suckle, the isolation, the discrimination and the stigma that suffers for same herself, for the familiar ones and the team of health that cares. The fear to die and to have contaminated her children, added to not suckling are factors that take the distant behaviors, harming the attitude of attachment between the binomial mother and baby. The attachment is essential for the formation of the affective bond and the personality, being able to harm the development of the child, in case she is put off to the attachment figure. Our work had as objective to construct an educative video for the promotion of the attachment between HIV positive mother and her son. This was a methodological type study, clinical assay, randomized. To the construction and validation of the educative video, the research went through five stages: Development of the script; Evaluation of the script for two specialists of content and two of the technique area; Writing and Edition of the video; Exhibition of the video and Evaluation of the Interaction Mother and Baby. The collection of data occurred between May and October of 2008, in a maternity of the city of Fortaleza. The participants had been divided randomized in Group Control and Group of Intervention, totalizing a sample of 24 participants. The population was composed for 27 HIV positive pregnant, where three had not obeyed the criteria of inclusion of the study. We use as instruments to collect the data: questionnaire for evaluation of the script; form of the socioeconomic profile; field diary and the Protocol of the Evaluation of the Interaction Mother and Baby of 0 the 6 months. For the analysis of the data we use the Statistical Test Kolmogorov-Smirnov with (p<0, 05). The specialists had agreed to the development of the video as educative strategy, requesting modifications: reduction of the number of scenes; Substitution of terms technician for colloquial language; computerized effect of figures and greater interaction between the personages. After the creation of the video, it was transmitted for the participants of the Group of Intervention. Feelings had been observed as joy, hope and anxiety. After the interview with the participants of the two groups, we set appointments in accordance with the probable date of the childbirth, the evaluation of the interaction between mother and baby. Three female judges who had filmed díade and had evaluated the interaction between the same ones took part in this stage. The results had been more satisfactory for the Group of Intervention, that is, the women who had attended the video and received orientations from the researcher. For evaluation of the interaction between the binomials, the used protocol praises the following criteria for evaluation: verbalization; visual contact; general attention of the mother; positive affection; efficiency to console; reaction of the mother I cry to it of the baby; reply to the social behavior Intensity of the reply; sensitivity; corporal contact; negative affection and intrusivity. Of the evaluated behaviors only that they had not had statistical differences for the two the groups had been the verbalization; the negative affection and intrusivity. Thus, we consider important the creation of educative strategies that aim at the promotion of the attachment; we believe to be this video a support for the professionals who work with this specific clientele.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2145
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