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Tipo: Dissertação
Título: Uma contribuição à implantação do orçamento empresarial em um sistema integrado de gestão
Autor(es): Batista, José Glayson Nogueira
Orientador: Soares, Francisco de Assis
Palavras-chave: Orçamento nas empresas;Enterprise Resource Planning
Data do documento: 2006
Citação: BATISTA, José Glayson Nogueira. Uma contribuição à implantação do orçamento empresarial em um sistema integrado de gestão. 2006. 206 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado, Fortaleza-CE, 2006.
Resumo: No cenário competitivo atual, a informação é o produto mais valioso das organizações. A partir dela são originadas as tomadas de decisão sobre o que fazer, como, onde e quando fazer. Cabe então aos gestores a utilização de um sistema de informações que lhes permita oportunamente à recepção dessas informações. Para tanto, faz-se necessário investir em instrumentos que possibilitem a montagem desse sistema de informações. No universo de instrumentos, dois são objetos de estudo desta pesquisa: O orçamento empresarial e o sistema integrado de gestão, mais conhecido no mercado como sistema ERP. O objetivo geral deste trabalho é apresentar uma contribuição, por meio de um modelo, à implantação do orçamento empresarial dentro de um sistema integrado de gestão. A pesquisa parte do pressuposto de que atualmente os sistemas integrados de gestão encontram-se carentes de estruturação para receber a ferramenta do orçamento, necessitando, assim, de algumas adaptações para disponibilizar essa funcionalidade. A pesquisa foi realizada a partir de um estudo de caso em uma empresa fabricante de bens de capital do Estado do Ceará. O referencial metodológico apresenta as principais características envolvidas, tanto com o orçamento quanto com o sistema ERP. Foi desenvolvida a contribuição da pesquisa mediante um modelo de implantação do orçamento empresarial no sistema integrado de gestão, tomando-se por base a realidade da empresa do estudo de caso . O modelo possibilitou, por intermédio de simulação, a utilização do sistema ERP na elaboração e manutenção da ferramenta do orçamento empresarial, abrindo assim uma perspectiva de maior integração entre as duas referidas ferramentas de gestão, acarretando aos administradores maior agilidade e credibilidade das informações necessárias à tomada de decisão nas empresas.
Abstract: In the present competitive scenary, information is the most valuable product of organizations. Based on it, decisions are made about what to do, how to do, where to do and when to do. It’s the managers’ responsibility to use a system of information that provides the receiving of those pieces of information opportunely. To do so, it’s necessary to invest in instruments that allow the built of this system of information. Within the universe of available instruments, two of them are object of study of this research: business budget and integrated management system, better known as ERP system. The general goal of this study is to present a contribution to the implantation of the business budget within an integrated management system. The research is based on the presupposition that nowadays the integrated management systems are not satisfactoryly structured to the receival of the budget tool, therefore needing some adjustments to make this function available. The research was made from the study of a case in a capital stock company in the state of Ceara. The methodological reference presents the main characteristics involved both in budget and ERP system. The contribution of the research was developed through a model of implantation of the business budget in the integrated management system, based on the reality of the company in the case study. The model enabled, through a simulation, the use of the ERP system in the creation and maintenance of the tool of business budget, creating, in that way, a larger perspective of integration, if properly adjusted, between these two management tools, therefore bringing about to the managers more agility and credibility of the information necessary to the making of decisions in companies.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21425
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