Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21406
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O facismo como modelo: incorporação da 'carta del lavoro' na via brasileira para o corporativismo autoritário da década de 1930
Autor(es): Gentile, Fabio
Palavras-chave: Corporativismo;Fascismo;Autoritarismo;Era vargas;Carta del lavoro
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Mediações
Citação: Gentile, F. (2014)
Resumo: O debate sobre a influência do corporativismo fascista na “Era Vargas” polariza-se em torno do confronto entre aqueles que apoiam a tese de que a legislação trabalhista dos anos 1930 seria apenas uma cópia da “Carta del lavoro”, e aqueles que querem libertá-la do modelo italiano. Neste trabalho pretendemos seguir um percurso metodológico e conceitual diferente. O objetivo é abrir um dialogo entre o debate sobre o fascismo como “fenômeno em andamento” e aquele processo de “circulação compartilhada” de ideias em nível global entre as duas guerras mundiais, de forma a analisar como a “Carta del lavoro” foi recebida e reelaborada na via brasileira para o corporativismo autoritário da década de 1930.
Descrição: GENTILE, Fabio. O facismo como modelo: incorporação da 'carta del lavoro' na via brasileira para o corporativismo autoritário da década de 1930. Mediações, Londrina, v. 19, n. 1, p. 84-101, jan./jun. 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21406
ISSN: 1414-0543
2176-6665
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_fgentile.pdf192,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.