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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21362
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Diógenes, Glória Maria dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2016-12-21T11:12:14Z | - |
dc.date.available | 2016-12-21T11:12:14Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Diógenes, G. M. S. (2015) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2182-2891 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21362 | - |
dc.description | DIÓGENES, Glória Maria dos Santos. A arte urbana entre ambientes: “dobras” entre a cidade “material” e o ciberespaço. Etnográfica, Lisboa, v. 19, n. 3, p. 537-556, out. 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | This text aims to share an ethnographic experience in the field of street art developed in Lisbon. In a previous investigation I had observed that cyberspace can provide visibility and non-ephemerality to urban inscriptions considered illegal. Cyberspace, as one of the interlocutors of the research alluded, many times makes eternal what the city erases. I decided to implement an itinerary marked by the interventions of urban artists who move between an area of Lisbon and digital social network environments. Upon observing the work of artist Dalaiama Street Art, I experience the processes of unfolding of material and digital instances. And I end by pointing out that the ubiquitous nature of the various spheres of the Internet end up producing sagacity, inversions and the mutual recognition between the actors who are part of narratives, involving those who research and those who are researched. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Etnográfica | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Antropologia urbana | pt_BR |
dc.subject | Etnografia | pt_BR |
dc.subject | Arte urbana | pt_BR |
dc.subject | Ciberespaço | pt_BR |
dc.subject | Dobra | pt_BR |
dc.title | A arte urbana entre ambientes: “dobras” entre a cidade “material” e o ciberespaço | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este texto tem como objetivo a partilha de uma experiência etnográfica no campo da street art desenvolvida em Lisboa. Em uma investigação realizada anteriormente, observei que o ciberespaço pode proporcionar às inscrições urbanas consideradas ilegais um lugar de visibilidade e de não efemeridade. O ciberespaço, como aludiu um dos interlocutores de pesquisa, muitas vezes eterniza o que a cidade apaga. Decidi implementar um itinerário marcado por intervenções de artistas urbanos que se moviam entre uma zona de Lisboa e ambiências das redes sociais digitais. Por meio do trabalho de observação realizado com o artista denominado Dalaiama Street Art, efetuo os processos de desdobramento entre as instâncias material e digital. Finalizo o texto apontando que a natureza ubíqua das esferas que perpassam a Internet acaba por produzir argúcias, inversões e o mútuo reconhecimento entre atores que povoam narrativas, envolvendo quem pesquisa e quem é pesquisado. | pt_BR |
Appears in Collections: | DCSO - Artigos publicados em revistas científicas |
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