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dc.contributor.authorDiógenes, Glória Maria dos Santos-
dc.date.accessioned2016-12-21T11:12:14Z-
dc.date.available2016-12-21T11:12:14Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationDiógenes, G. M. S. (2015)pt_BR
dc.identifier.issn2182-2891-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21362-
dc.descriptionDIÓGENES, Glória Maria dos Santos. A arte urbana entre ambientes: “dobras” entre a cidade “material” e o ciberespaço. Etnográfica, Lisboa, v. 19, n. 3, p. 537-556, out. 2015.pt_BR
dc.description.abstractThis text aims to share an ethnographic experience in the field of street art developed in Lisbon. In a previous investigation I had observed that cyberspace can provide visibility and non-ephemerality to urban inscriptions considered illegal. Cyberspace, as one of the interlocutors of the research alluded, many times makes eternal what the city erases. I decided to implement an itinerary marked by the interventions of urban artists who move between an area of Lisbon and digital social network environments. Upon observing the work of artist Dalaiama Street Art, I experience the processes of unfolding of material and digital instances. And I end by pointing out that the ubiquitous nature of the various spheres of the Internet end up producing sagacity, inversions and the mutual recognition between the actors who are part of narratives, involving those who research and those who are researched.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEtnográficapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAntropologia urbanapt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectArte urbanapt_BR
dc.subjectCiberespaçopt_BR
dc.subjectDobrapt_BR
dc.titleA arte urbana entre ambientes: “dobras” entre a cidade “material” e o ciberespaçopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste texto tem como objetivo a partilha de uma experiência etnográfica no campo da street art desenvolvida em Lisboa. Em uma investigação realizada anteriormente, observei que o ciberespaço pode proporcionar às inscrições urbanas consideradas ilegais um lugar de visibilidade e de não efemeridade. O ciberespaço, como aludiu um dos interlocutores de pesquisa, muitas vezes eterniza o que a cidade apaga. Decidi implementar um itinerário marcado por intervenções de artistas urbanos que se moviam entre uma zona de Lisboa e ambiências das redes sociais digitais. Por meio do trabalho de observação realizado com o artista denominado Dalaiama Street Art, efetuo os processos de desdobramento entre as instâncias material e digital. Finalizo o texto apontando que a natureza ubíqua das esferas que perpassam a Internet acaba por produzir argúcias, inversões e o mútuo reconhecimento entre atores que povoam narrativas, envolvendo quem pesquisa e quem é pesquisado.pt_BR
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