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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Terapia narrativa e abordagem colaborativa: contribuições do construcionismo social para a clínica pós-moderna
Título em inglês: Narrative therapy and collaborative approach: social constructionist contributions to post-modern clinic
Autor(es): Brito, Rafaella Medeiros de Mattos
Germano, Idilva Maria Pires
Palavras-chave: Terapia narrativa;Abordagem colaborativa;Construcionismo social;Narrative therapy;Collaborative approach;Social constructionism
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Nova Perspectiva Sistêmica
Citação: BRITO, Rafaella Medeiros de Mattos; GERMANO, Idilva Maria Pires. Terapia narrativa e abordagem colaborativa: contribuições do construcionismo social para a clínica pós-moderna. Nova Perspectiva Sistêmica, Rio de Janeiro, n. 47, p. 57-73, dez. 2013.
Resumo: Acompanhando o giro linguístico nas Ciências Sociais, cresce o interesse na função das narrativas e de outras práticas discursivas nos processos de produção de sentido. No campo psicoterápico, tal interesse está no surgimento das chamadas “Terapias Pós-modernas”, cuja fundamentação epistemológica leva a repensar a teoria e a prática clínicas. No guarda--chuva paradigmático dessas terapias, destaca-se a influência do construcionismo social como metateoria em duas abordagens: terapia narrativa (White & Epston) e terapia colaborativa (Anderson & Goolishian). Este trabalho aponta as aproximações e diferenças entre as duas abordagens, discutindo a influência sócio-construcionista como base epistemológica destas práticas e explorando as transformações da psicoterapia no cenário atual.
Abstract: Alongside the linguistic turn in social sciences, there is an increase on the interest in the role of narratives and other discursive practices in the processes of meaning making. Within the psychotherapeutic field, such interest can be noticed in the emergence of the so-called “post-modern therapies” whose epistemological foundation leads us to rethink clinical theory and practice. Under the paradigm of these therapies, we can highlight the influence of social constructionism as a metatheory in two approaches: narrative therapy (White & Epston) and collaborative approach (Anderson & Goolishian). This paper presents the similarities and differences between the two approaches, discussing the socio-constructionist influence as an epistemological foundation of those practices and exploring the transformations of psychotherapy in the current scenario.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21330
ISSN: 0104-7841
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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