Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21303
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Tradução: excerto de O moinho dos pfister, de Wilhelm Raabe
Autor(es): Rondinelli, Marcelo
Palavras-chave: Tradução;O moinho dos Pfister;Wilhelm Raabe
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: Transversal - Revista em Tradução
Citação: RONDINELLI, Marcelo. Tradução: excerto de O moinho dos pfister, de Wilhelm Raabe. Transversal - Revista em Tradução, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 68-71, 2015.
Resumo: Pfisters Mühle (1884), cujas primeiras páginas se apresentam em tradução a seguir, constitui o que se considera a primeira narrativa voltada à temática ambiental publicada na Alemanha. Seu autor é Wilhelm Raabe (1831-1910), expoente do chamado Realismo poético da literatura de expressão alemã ao lado de Theodor Fontane, Gottfried Keller e Theodor Storm. A despeito de sua volumosa produção literária, com dezenas de romances e novelas, diferentemente desses três outros autores, Raabe segue bem pouco conhecido e até hoje sem tradução em nosso país. O entrecho: Eberhard leva a jovem esposa Emmy para passar os dias das primeiras férias de verão do casal no moinho que pertencera à sua família Pfister, agora desativado e recém-vendido a futuros industriais. Ali, rememora, para a moça (e para o leitor, na forma de narrativa emoldurante) momentos importantes vividos nos tempos em que o moinho, então comandado pelo Pfister pai, para além da atividade econômica, ocupava também destacado papel na vida social da localidade, com seu pequeno restaurante, que atraía um animado círculo de frequentadores, sobretudo de estudantes das proximidades. O idílio vai sendo cada vez mais afetado pelo vertiginoso crescimento industrial da região (não distante de Berlim), com as águas do rio que move o moinho dos Pfister sendo poluída pelos resíduos da fábrica de açúcar de Krickerode.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21303
ISSN: 2446-8959 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_mrondinelli.pdf179,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.