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Tipo: Artigo de Periódico
Título: O discurso pastoral-gerencial em O Monge e o Executivo
Título em inglês: Pastoral management discourse in The Servant
Autor(es): Germano, Idilva Maria Pires
Sá, Danielle Rebouças
Palavras-chave: Ideologia;Liderança;Análise Crítica do Discurso;Ideology;Leadership;Critical discourse analysis;Iderazgo;Analisis de discurso crítica
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Psicologia em Estudo
Citação: GERMANO, Idilva Maria Pires; SÁ, Danielle Rebouças. O discurso pastoral-gerencial em O Monge e o Executivo. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 18, n. 1, p. 103-113, jan./mar. 2013
Resumo: Este trabalho analisa o discurso pastoral-gerencial de O monge e o executivo (James Hunter), identificando suas características e funções e o modo como se articula com o “novo espírito do capitalismo” (Boltanski & Chiapello). Por meio da Análise de Discurso Crítica (Fairclough) são discutidos aspectos do gênero híbrido de autoajuda e gerência espiritualizada, a representação de liderança servidora e os potenciais efeitos de subjetivação desse tipo de livro. Ao definir a gerência em termos de autodesenvolvimento moral e espiritual e limitar-se à esfera das relações interpessoais, a narrativa é investida ideologicamente, tendendo a transformar problemas estruturais e organizacionais em questões privadas e espirituais, da responsabilidade dos indivíduos. Neste sentido, o texto de Hunter parece reforçar as ideologias individualistas e as visões essencialistas do “eu”, as quais responsabilizam os indivíduos não só por sua própria empregabilidade, mas também por sua salvação pessoal e pelo sucesso da empresa.
Abstract: This article analyses the pastoral-managerial discourse of James Hunter’s The servant identifying its characteristics and functions, and how it is articulated to the “new spirit of capitalism” (Boltanski & Chiapello). Using Fairclough’s Critical Discourse Analysis approach, we discuss aspects of the hybrid genre of self-help and spiritual management, the representation of the servant leadership, and potential effects of subjectivization of that kind of book. By defining management in terms of moral and spiritual self-development and limiting to interpersonal relations, the narrative is ideologically invested, tending to turn structural and organization problems into private spiritual issues for which the individual is responsible. In this sense, Hunter’s text seems to reinforce the individualistic ideologies and essentialist views of the "I" that assign responsibility to individuals for not only keeping their jobs, but also for their personal salvation and business success.
Resumen: Este trabajo analiza el discurso de la gestión pastoral de La paradoja (James Hunter), identificando sus características y funciones y cómo se articula con el “nuevo espíritu del capitalismo” (Boltanski & Chiapello). Utilizando Analisis Crítico del Discurso (Fairclough), son discutidos los aspectos del género híbrido de auto-ayuda y gerencia espiritual, la representación del liderazgo de servicio y los potenciales efectos de subjetivación de este tipo de libro. Cuando define la gestión em términos de auto-desarollo moral y espiritual y se limita a la esfera de las relaciones interpersonales, la narración resulta ideologica con tendencia a cambiar problemas estruturales y de organización en asuntos espirituales privados de la responsabilidad de las personas. Por lo tanto, el texto de Hunter parece reforzar las ideologias individualistas y esencialistas que responsabilizan los individuos no sólo por sua propia empleabilidad sino también por su propia salvación personal y éxito de la companhia.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21289
ISSN: 1413-7372 (impresso)
1807-0329 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

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