Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21278
Title in Portuguese: | Projeto de intervenção proposto no PIBID/UNEB/CAMPUS XII: relato das vivências na iniciação à docência |
Title: | Intervention project proposed in the PIBID/UNEB/CAMPUS XII: story of the experiences in the context of initiation to teaching |
Author: | Vasconcelos, Elicinalva Nunes Reis, Sônia Maria Alves de Oliveir |
Keywords: | Iniciação à docência Projeto de intervenção Formação |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Revista Educação em Debate |
Citation: | Vasconcelos, E. N.; Reis, S. M. A. O. (2016) |
Abstract in Portuguese: | Este artigo discute, no contexto da Iniciação à Docência (ID), as vivências realizadas no projeto de intervenção “Práticas Pedagógicas na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, desenvolvido como parte do subprojeto “Laboratório de Práticas Pedagógicas” do PIBID/UNEB/Campus XII. As referidas vivências se deram no âmbito da Escola Municipal Nelsa Luzia Teixeira. O projeto nasceu das dificuldades indicadas pelos bolsistas de ID ao compartilharem saberes, aprendizagens e experiências com a Iniciação à Docência durante as reuniões semanais com todo o grupo do subprojeto. O presente texto objetiva sistematizar momentos experienciados e saberes adquiridos na realização das atividades propostas ao longo do desenvolvimento do projeto. Dentre as aspirações deste projeto, enfatiza-se a possibilidade dada ao graduando do curso de Pedagogia de se familiarizar com a rotina da sala de aula e compreender a complexidade e a essência do ato de ensinar. Discute-se a necessidade de o licenciando ampliar seus conhecimentos, ultrapassando o que é proposto no ambiente for- mador para melhor se preparar para os desafios que o cotidiano escolar lhe impõe. Além disso, mostra-se como o projeto de intervenção na Iniciação à Docência é um artifício significativo no processo de formação. Reflete-se, ainda, sobre as atividades colocadas em prática e as oportunidades geradas tanto para a formação docente quanto para as crianças que participaram desse processo. Conclui-se, por fim, que vivências desse tipo enriquecem o percurso formativo do graduando e permitem uma aproximação com o seu futuro contexto de atuação. |
Abstract: | This article discusses the experiences in the context of Initiation to Teaching, held in intervention project “Pedagogical Practices in Early Childhood Education and Early Years”, developed in the subproject “Pedagogical Practices Laboratory” of PIBID/ UNEB/Campus-XII, experienced at Municipal School Nelsa Luzia Teixeira. The project was born of the difficulties indicated by fellows ID by sharing knowledge, learning and experiences with the Introduction to Teaching during weekly meetings with all the activity group. This text aims to systematize experienced moments and acquired knowledge while carrying out the proposed activities throughout the project development. Among the objectives of this intervention project, this text emphasizes the possibility that is given to the undergraduate of the Pedagogy course to get acquainted with the routine of the classroom, and deepen knowledge about the complexity and the essence of the act of teaching. It still reflects on the activities were been put into practice and what these activities provided for both the undergraduate training and the children who participated in the process. Also reflected on the activities had been put in place and the opportunities generated both for teacher training and for the children who participated in this process. It conclues that such experiences enrich the educational path. |
Description: | VASCONCELOS, Elicinalva Nunes; REIS, Sônia Maria Alves de Oliveir. Projeto de intervenção proposto no PIBID/UNEB/CAMPUS XII: relato das vivências na iniciação à docência. Revista Educação em Debate, Fortaleza, anos 35-38, v. 38, n.os 66-71, p. 184-194, jul./dez. 2013; jan./jun., jul./dez. 2014; jan./jun., jul./dez. 2015; jan./jun. 2016. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21278 |
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
ISSN: | 2526-0847 (online) 0102-1117 (impresso) |
Appears in Collections: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_art_envasconcelos.pdf | 244,8 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.