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dc.contributor.authorBertagna, Regiane Helena-
dc.contributor.authorMello, Liliane Ribeiro de-
dc.date.accessioned2016-12-13T13:05:43Z-
dc.date.available2016-12-13T13:05:43Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBertagna, R. H.; Mello, L. R. (2016)pt_BR
dc.identifier.issn2526-0847 (online)-
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21273-
dc.descriptionBERTAGNA, Regiane Helena; MELLO, Liliane Ribeiro de. Avaliação institucional participativa: o olhar a partir da realidade de uma escola estadual em São Paulo - Brasil. Revista Educação em Debate, Fortaleza, anos 35-38, v. 38, n.os 66-71, p. 118-129, jul./dez. 2013; jan./jun., jul./dez. 2014; jan./jun., jul./dez. 2015; jan./jun. 2016.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to discuss the participative institutional evaluation in elementary education, highlighting the limits and potentials of its effectiveness in practice, with an emphasis on participation. We understand the need for democratization of schools and we want to point out the participative institutional evaluation process as one of the tools to achieve it; however, we recognize that there are limits inside the school reality. Thus, a qualitative research was accomplished based on observations at a state public school, named Gama, as well as on document analysis about institutional evaluation sent to school. The educational quality requires an understanding of formative assessment that, at school’s daily routine, should involve the community participation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação institucional participativapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectQualidade educacionalpt_BR
dc.titleAvaliação institucional participativa: o olhar a partir da realidade de uma escola estadual em São Paulo - Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como objetivo discutir a avaliação institucional participativa no ensino fundamental, evidenciando os limites e as potencialidades de sua efetivação na prática, com ênfase na participação. Compreendemos a necessidade de democratização das escolas e buscamos destacar o processo de avaliação institucional participativa como um dos instrumentos para concretizá-la; no entanto, reconhecemos que há limites dentro da realidade escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada a partir de observações em uma escola estadual paulista, denominada Gama, e da análise dos documentos encaminhados à escola sobre avaliação institucional. A qualidade educacional requer uma compreensão de avaliação formativa que, no cotidiano escolar, deve envolver a participação da comunidade.pt_BR
dc.title.enParticipative institutional evaluation: a view based on the reality of a state public school in São Paulo – Brazilpt_BR
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