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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21273
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Bertagna, Regiane Helena | - |
dc.contributor.author | Mello, Liliane Ribeiro de | - |
dc.date.accessioned | 2016-12-13T13:05:43Z | - |
dc.date.available | 2016-12-13T13:05:43Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | Bertagna, R. H.; Mello, L. R. (2016) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2526-0847 (online) | - |
dc.identifier.issn | 0102-1117 (impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21273 | - |
dc.description | BERTAGNA, Regiane Helena; MELLO, Liliane Ribeiro de. Avaliação institucional participativa: o olhar a partir da realidade de uma escola estadual em São Paulo - Brasil. Revista Educação em Debate, Fortaleza, anos 35-38, v. 38, n.os 66-71, p. 118-129, jul./dez. 2013; jan./jun., jul./dez. 2014; jan./jun., jul./dez. 2015; jan./jun. 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper aims to discuss the participative institutional evaluation in elementary education, highlighting the limits and potentials of its effectiveness in practice, with an emphasis on participation. We understand the need for democratization of schools and we want to point out the participative institutional evaluation process as one of the tools to achieve it; however, we recognize that there are limits inside the school reality. Thus, a qualitative research was accomplished based on observations at a state public school, named Gama, as well as on document analysis about institutional evaluation sent to school. The educational quality requires an understanding of formative assessment that, at school’s daily routine, should involve the community participation. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação institucional participativa | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Qualidade educacional | pt_BR |
dc.title | Avaliação institucional participativa: o olhar a partir da realidade de uma escola estadual em São Paulo - Brasil | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho tem como objetivo discutir a avaliação institucional participativa no ensino fundamental, evidenciando os limites e as potencialidades de sua efetivação na prática, com ênfase na participação. Compreendemos a necessidade de democratização das escolas e buscamos destacar o processo de avaliação institucional participativa como um dos instrumentos para concretizá-la; no entanto, reconhecemos que há limites dentro da realidade escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada a partir de observações em uma escola estadual paulista, denominada Gama, e da análise dos documentos encaminhados à escola sobre avaliação institucional. A qualidade educacional requer uma compreensão de avaliação formativa que, no cotidiano escolar, deve envolver a participação da comunidade. | pt_BR |
dc.title.en | Participative institutional evaluation: a view based on the reality of a state public school in São Paulo – Brazil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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