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dc.contributor.authorMarcelino, Maria José de Souza-
dc.contributor.authorCavalcanti, Rilva José Pereira Uchôa-
dc.contributor.authorCalado, Maria José-
dc.date.accessioned2016-12-13T12:21:19Z-
dc.date.available2016-12-13T12:21:19Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMarcelino, M. J. S.; Cavalcanti, R. J. P. U.; Calado, M. J. (2016)pt_BR
dc.identifier.issn2526-0847 (online)-
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21266-
dc.descriptionMARCELINO, Maria José de Souza; CAVALCANTI, Rilva José Pereira Uchôa; CALADO, Maria José. Avaliação da aprendizagem do estudante com deficiência: orientação do atendimento educacional especializado ao professor do ensino regular. Revista Educação em Debate, Fortaleza, anos 35-38, v. 38, n.os 66-71, p. 32-43, jul./dez. 2013; jan./jun., jul./dez. 2014; jan./jun., jul./dez. 2015; jan./jun. 2016.pt_BR
dc.description.abstractThe assessment of learning is a recurrent theme at school’s daily routine, mainly at classrooms. At the core of this discussion emerges another one, equally pertinent, to our current debate: assessment of learning for disabled students and their inclusion in the regular educational system. The present research, therefore, worked with a complex, yet a factual object: the assessment of learning for disabled students; the study aims to investigate how the teacher of Specialized Educational Support instructs the teacher of regular educational system about the process of this type of assessment. Furthermore, this study aims to present some considerations about the teacher of Specialized Educational Support and his/her respective students. This research relies on field observations with a strong descriptive characteristic. It also contains case studies and qualitative analysis. The instruments used for data collection were interviews. These interviews were administered for 3 subjects: 2 of them were teachers of Specialized Educational Support with disabled students and 1 of them was a teacher of regular educational system; the field observation is registered on a diary as well as a school documents analysis that deals with assessment of learning. In conclusion, in such a context, the orientations about the assessment of learning processes are not contributing for an effective planning that might redirect the assessment of learning procedures.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagem.pt_BR
dc.subjectEstudante com deficiênciapt_BR
dc.subjectProfessor do AEEpt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem do estudante com deficiência: orientação do atendimento educacional especializado ao professor do ensino regularpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA avaliação da aprendizagem é tema recorrente no cotidiano das nossas escolas, mais precisamente na sala de aula. No cerne dessa discussão, emerge outra, também pertinente, na mesa de debates: a avaliação da aprendizagem do estudante com deficiência e sua inclusão no ensino regular. Assim, a presente pesquisa abordou uma temática complexa e, ao mesmo tempo, factual, a avaliação da aprendizagem do estudante com deficiência, buscando investigar como o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) orienta os docentes de sala de aula regular no processo de avaliação da aprendizagem de estudantes com deficiência e, ademais, apresentar algumas considerações acerca do professor do AEE e do estudante com deficiência. A pesquisa de campo é descritiva do tipo estudo de caso, com análise qualitativa. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram uma entrevista aplicada a 3 (três) sujeitos, sendo 2 (dois) deles professores do AEE que acompanham os estudantes com deficiência e 1 (uma) professora regente da sala de aula regular; a observação com registro em diário de campo; e uma análise de documentos da escola que versam sobre a avaliação da aprendizagem. O trabalho evidenciou que, nesse contexto, as orientações sobre o processo de avaliação não estão colaborando para um planejamento efetivo que possa reorientar a ação avaliativa.pt_BR
dc.title.enAssessment of learnig for disabled students: guidance from the teacher of specialized educacional support to the teacher of regular educacional systempt_BR
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