Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21265
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Elenize Cristina Oliveira da-
dc.contributor.authorSilva, Maria Rita Santos da-
dc.contributor.authorAlencar, Simône de Oliveira-
dc.date.accessioned2016-12-13T12:17:51Z-
dc.date.available2016-12-13T12:17:51Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSilva, E. C. O.; Silva, M. R. S.; Alencar, S. O. (2016)pt_BR
dc.identifier.issn2526-0847 (online)-
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21265-
dc.descriptionSILVA, Elenize Cristina Oliveira da; SILVA, Maria Rita Santos da; ALENCAR, Simône de Oliveira. As políticas de avaliação da educação superior pós-LDB - o que mudou a partir de 1996?. Revista Educação em Debate, Fortaleza, anos 35-38, v. 38, n.os 66-71, p. 22-31, jul./dez. 2013; jan./jun., jul./dez. 2014; jan./jun., jul./dez. 2015; jan./jun. 2016.pt_BR
dc.description.abstractAs a result of a preliminary study, part of a broader research on evaluation policies of higher education, this paper aims to show an analisys of changes in the evaluation processes implemented within Instituitions of Higher Education (IES) since 1996. In this process, a brief history of higher education’s evaluation policies in Brazil is presented, especially the advent of neoliberal policies for education field in order to situate the current system of evaluation and contextualize the analysis intended by this work. Over the study, some concepts on evaluation and educational policy were defined based on authors who deal with these topics. The qualitative approach was adopted, being represented here by the method of documental research, since official documents of the Brazilian Ministry of Education (MEC) are the focus of this analisys.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectPolíticas de avaliação da educação superior.pt_BR
dc.subjectSINAESpt_BR
dc.subjectAvaliação de IESpt_BR
dc.titleAs políticas de avaliação da educação superior pós-LDB - o que mudou a partir de 1996?pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrComo resultado de um estudo ainda preliminar, extrato de uma pesquisa mais ampla sobre as políticas de avaliação da educação superior, este artigo objetiva apresentar uma análise sobre as mudanças efetivadas nos processos avaliativos implementados no âmbito das Instituições de Ensino Superior (IES) a partir de 1996. Nesse processo, apresenta-se um breve histórico das políticas de avaliação da educação superior no país, principalmente o advento das políticas neoliberais na área da educação, com intuito de situar o atual sistema de avaliação em vigor e contextualizar a análise a que se propõe este trabalho. No decorrer do estudo, foram definidos alguns conceitos sobre política educacional e avaliação, embasados em autores destas temáticas. O método de pesquisa adotado foi a pesquisa de caráter qualitativo, e o tipo de pesquisa foi classificado como pesquisa documental, já que se trata de análise de documentos oficiais do Ministério da Educação (MEC).pt_BR
dc.title.enEvaluation policies of post-LDB higher education: what has changed since 1996?pt_BR
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_art_ecosilva.pdf253,98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.