Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21264
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Eisenhower Souza-
dc.contributor.authorCosta, Elisângela André da Silva-
dc.contributor.authorLima, Maria Socorro Lucena-
dc.contributor.authorAlmeida, Sinara Mota Neves de-
dc.date.accessioned2016-12-13T12:14:48Z-
dc.date.available2016-12-13T12:14:48Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCOSTA, Eisenhower Souza; COSTA, Elisângela André da Silva; LIMA, Maria Socorro Lucena; ALMEIDA, Sinara Mota Neves de. Avaliação diagnóstica e os saberes da experiência nos cursos de formação de professores. Revista Educação em Debate, Fortaleza, anos 35-38, v. 38, n.os 66-71, p. 11-21, jul./dez. 2013; jan./jun., jul./dez. 2014; jan./jun., jul./dez. 2015; jan./jun. 2016.pt_BR
dc.identifier.issn2526-0847 (online)-
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21264-
dc.description.abstractThe starting point of this study is the understanding of the diagnostic assessment as an element that contributes to the identification of the knowledge that was already established by the students and, consequently, for making decisions that will permeate the planning of the teaching-learning process. When this issue regards teachers in their training process, the diagnosis also allows the establishment of an educational dialogue between the knowledge of experience and many others, which are required for the teaching, in a reflective perspective on the practice, and, consequently, for the teachers’ professionalism strengthening. This paper addresses an investigation with teachers/students of a specialization course about Teaching of Mathematics in order to identify what are their conceptions of evaluation and how these conceptions are related to their educational practices in the classroom. It is a qualitative research since it looks forward to appreciating the subjects’ universe of understanding. A semi-structured interview and the focus group technique were used as instruments for the data collection. The theoretical framework included the contributions by Hoffman (2003) and Luckesi (2002), among others. The results point out that the teachers’ concepts of evaluation refer to ideas on training and empowerment, as well as they reveal challenges in becoming ideas into practices within day-by-day assessment procedures.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação diagnósticapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.titleAvaliação diagnóstica e os saberes da experiência nos cursos de formação de professorespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO ponto de partida deste estudo é o reconhecimento da avaliação diagnóstica como elemento que colabora na identificação dos conhecimentos já consolidados pelos estudantes e, por consequência, nas tomadas de decisão que permeiam o planejamento do processo de ensino-aprendizagem. Quando tal questão se remete aos professores em processo de formação, o diagnóstico permite, ainda, o estabelecimento de um diálogo pedagógico entre os saberes da experiência e os demais saberes necessários à docência, em uma perspectiva de reflexão sobre a prática e de fortalecimento da profissionalidade docente. O presente texto aborda uma investigação realizada junto a professores/alunos de um curso de especialização em ensino da Matemática com o objetivo de identificar as concepções de avaliação presentes neste grupo e sua relação com as práticas educativas desenvolvidas no contexto da sala de aula. Metodologicamente, optou-se pela abordagem qualitativa de pesquisa, tendo em vista a valorização dos sujeitos e seus universos de compreensão. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados o questionário semiestruturado e o grupo focal. A fundamentação teórica contou com as contribuições de Hoffman (2003) e Luckesi (2002), dentre outros. Os resultados apontam para a apropriação teórica de concepções de avaliação que remetem às ideias de formação e emancipação, assim como para os desafios de materialização de tais conceitos no contexto das práticas avaliativas cotidianas.pt_BR
dc.title.enThe diagnostic evaluation and knowledge of experience in teacher training coursespt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_escosta.pdf226,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.