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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRocha, Ana Luiza Carvalho da-
dc.contributor.authorEckert, Cornelia-
dc.date.accessioned2016-12-05T13:18:49Z-
dc.date.available2016-12-05T13:18:49Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationRocha, A. L. C.; Eckert, C. (2016)pt_BR
dc.identifier.issn0041-8862 (impresso)-
dc.identifier.issn2318-4620 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21198-
dc.descriptionROCHA, Ana Luiza Carvalho da; ECKERT, Cornelia. Arte de rua, estética urbana: relato de uma experiência sensível em metrópole contemporânea. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 47, n. 1, p. 25-48, jan./jun. 2016.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Ciências Sociais da UFCpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte de ruapt_BR
dc.subjectEstética urbanapt_BR
dc.subjectMetrópole contemporâneapt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.titleArte de rua, estética urbana: relato de uma experiência sensível em metrópole contemporâneapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA vida nas cidades contemporâneas que abrigam as múltiplas experiências temporais de ser e estar de seus habitantes nos estimula ao sistemático desafio de pesquisar e orientar pesquisas etnográficas privilegiando, de modo geral, a interlocução com os cidadãos que narram suas memórias transgeracionais. Estas narrativas também se enraízam na cidade, vividas de diferentes formas de expressão sensível. Dedicadas aos estudos das cidades como objetos temporais, investimos em exercícios etnográficos (etnografia de rua) com equipamentos de produção audiovisual. Procuramos identificar os laços que unem a arte de rua, ou a arte em contexto urbano, à trágica presença do tempo granular e nodular no interior das fábulas progressistas que acompanham o mito de fundação da cidade moderna. Neste artigo, nos voltamos para as práticas e saberes evocados por inscrições em paredes, muros e ruas, por colagem de cartazes, que dão tons e traços diversos à paisagem urbana. Esta produção (tangível ou intangível) pode ser reconhecida pela diversidade de pontos de vista, como linguagem juvenil, vandalismo e sujeira, criação, expressão de liberdade artística, movimento de contestação, depredação do patrimônio construído, etc. [...]pt_BR
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