Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21194
Title in Portuguese: Metrópole comunicacional: arte pública, auto representação, sujeito transurbano
Author: Canevacci, Massimo
Keywords: Metrópole comunicacional
Arte pública
Auto representação
Sujeito transurbano
Metrópole performática
Metrópole ubíqua
Metrópoles exterminadas
Issue Date: 2016
Publisher: Revista de Ciências Sociais da UFC
Citation: Canevacci, M. (2016)
Abstract in Portuguese: As relações entre antropologia, artes, metrópole são fundamentais ainda mais nesse contexto glocal: aqui apresento um excursus sobre os conceitos-chaves que caracterizam a metrópole comunicacional: Metrópole performática – Metrópole ubíqua – Metrópoles eXterminadas.Na perspectiva etnográfica aplicada na metrópole contemporânea, a performance está localizada no cruzamento transitivo entre auto representação, ubiquidade subjetiva e mudanças estéticas. Comportamentos performáticos espontâneos, programados ou simplesmente solicitados estão se difundindo nos diversos espaços urbanos, segundo modalidades diversificadas e apresentando uma crescente intriga de público/privado. Aqui se cruzam arte pública, street art, writing, grafi te, pichações, publicidade, adbuster, bodyart etc. Simetricamente a comunicação digital expande um sujeito glocal que exprime autonomias criativas e horizontais desejos de expressividade: uma composição “política” de auto- representação, metrópole comunicacional e culturas digitais [...]
Description: CANEVACCI, Massimo. Metrópole comunicacional: arte pública, auto representação, sujeito transurbano. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 47, n. 1, p. 173-191, jan./jun. 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21194
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Appears in Collections:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_art_manevacci.pdf621,64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.