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dc.contributor.authorPereira, Maria Florice Raposo-
dc.date.accessioned2016-11-28T13:55:10Z-
dc.date.available2016-11-28T13:55:10Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationPEREIRA, Maria Florice Raposo. As práticas assistencialistas e a institucionalização da cultura do benefício. Trajetos Revista de História UFC, Fortaleza, v. 4, n. 8, p. 89-107, 2006.pt_BR
dc.identifier.issn1676-3033-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21170-
dc.description.abstractThis article touches on the current tendency of the diffusion of practices, which may be grouped under the title of solidarity actions, among which charity is included. Tlhe study in which it is based indicates that the intense volume of charitable actions in Fortaleza has contributed in securing the survival, in this city, of a great number of the poor. The social welfare practices, that are going through an attempt at modernization and at times are assuming the caracter of qualifying for employment those being helped, have nor been, however, capable of including them in the society as individuaIs able to promote their own existence. At the same time, these actions contribute to develop among them values, behaviors and expectations, which may be grouped under the designation of welfare culture.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherTrajetos Revista de História da UFCpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSolidariedadept_BR
dc.subjectCaridadept_BR
dc.subjectCultura do benefíciopt_BR
dc.subjectSolidaritypt_BR
dc.subjectCharitypt_BR
dc.subjectWelfare culturept_BR
dc.titleAs práticas assistencialistas e a institucionalização da cultura do benefíciopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo aborda a tendência atual de difusão de práticas que podem ser agrupadas sob o título de ações solidárias, entre as quais se inclui a caridade. A investigação na qual se fundamenta indicou que o volume imenso de ações caritativas em Fortaleza tem contribuído para assegurar a sobrevivência, nesta cidade, de relevante número de pobres. As práticas assistencialistas, passando por uma tentativa de modernização e às vezes assumindo um caráter de qualificação dos assistidos, não têm sido, entretanto, capazes de incluí-los na sociedade, como indivíduos suscetíveis de proverem a sua própria existência, ao mesmo tempo em que contribuem para desenvolver entre eles valores, comportamentos e expectativas que podem ser agrupadas sob a designação de cultura do benefício.pt_BR
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