Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21161
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMatos, Elvis de Azevedo-
dc.contributor.authorSilveira, Cláudio Fernandes Damasceno da-
dc.date.accessioned2016-11-23T17:51:17Z-
dc.date.available2016-11-23T17:51:17Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSilveira, C. F. D.; Matos, E. A. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21161-
dc.descriptionSILVEIRA, Cláudio Fernandes Damasceno da. O lugar da música na escola: diálogos entre o espaço e o ensino de música. 2016. 97f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação Profissional em Artes, Fortaleza (CE), 2016.pt_BR
dc.description.abstractThis research is designed to examine the relationship between the school space and the teaching of music. For the theoretical reflection of the topic, researchers that focus on musical education in Brazil were approached, as Sousa (2015), Penna (2009), Matos (2015), Fonterrada (2008). Educational theorists also contribute to the discussion with a view to discuss the musical education and the curriculum of schools. For talk about music education and the school space, the research draws on studies of researchers who write about the history of education, architecture and school space, as Frago (2001), Escolano (2001), Bencosta (2005), Kowaltowski (2011) and Sousa (1998). The study was conducted between August 2014 and July 2016. The data collection period was from July to December 2016 in a school in the metropolitan area of Fortaleza, Ceará. The methodology of this study is an ethnographic case. Authors such as Andre (1995), Macedo (2010) and Severino (2007) are the theoretical framework that characterizes research as an ethnographic case study. Were used as methodological resources for this research: field diary, photos, documents and interviews with the core manager, teachers and students.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMusic educationpt_BR
dc.subjectSchool spacept_BR
dc.subjectEnsino da músicapt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectEnsino fundamental – currículopt_BR
dc.titleO lugar da música na escola: diálogos entre o espaço e o ensino de músicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa tem como proposta examinar as relações entre o ensino de música e o espaço escolar. Para a reflexão teórica do tema, foram abordados pesquisadores que se debruçam sobre a educação musical no Brasil, como Sousa (2015), Penna (2009), Matos (2015), Fonterrada (2008), entre outros. Teóricos da Educação também contribuem para a argumentação, na perspectiva de debater a educação musical e o currículo das escolas. Para a aproximação do ensino de música com o espaço escolar, a pesquisa recorre a estudos de pesquisadores que escrevem sobre história da educação, arquitetura e espaço escolar. Serão abordados escritos de Frago (2001), Escolano (2001), Bencosta (2005), Kowaltowski (2011) e Sousa (1998). O estudo foi desenvolvido entre agosto de 2014 e julho de 2016. O período de coleta de dados ocorreu de julho a dezembro de 2015 em uma escola na Região Metropolitana de Fortaleza, no Ceará. Este estudo tem como metodologia o estudo de caso etnográfico. Autores como Andre (1995), Macedo (2010) e Severino (2007) fazem o aporte teórico que caracteriza a pesquisa como um estudo de caso etnográfico. Foram usados como recursos metodológicos para esta pesquisa: diário de campo, fotos, documentos e entrevistas realizadas com o núcleo gestor, professores e estudantes. A análise dos dados é feita no primeiro momento a partir de uma análise da estória da escola e da construção dos seus espaços, em seguida são observadas as respostas dos questionários e as contribuições escrita no diário de campo. Por ultimo é apresentas as conclusões do autor sobre as descobertas de sua pesquisa.pt_BR
dc.title.enThe place of music in school: dialogues between space and the teaching of musicpt_BR
Aparece nas coleções:PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_dis_cfdsilveira.pdf2,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.