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dc.contributor.authorRodrigues, Verônica Lima Bezerra-
dc.contributor.authorAragão, Cleudene de Oliveira-
dc.date.accessioned2016-11-22T11:50:53Z-
dc.date.available2016-11-22T11:50:53Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Verônica Lima Bezerra; ARAGÃO, Cleudene de Oliveira. A perspectiva dos alunos das turmas de 2º ano do Ensino Médio, de uma escola particular de Porto Velho, quanto ao uso do texto literário nas aulas de E/LE. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p. 01-15.pt_BR
dc.identifier.issn2177-7624-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21144-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxospt_BR
dc.subjectPráticas texto literáriopt_BR
dc.subjectCrençaspt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleA perspectiva dos alunos das turmas de 2º ano do Ensino Médio, de uma escola particular de Porto Velho, quanto ao uso do texto literário nas aulas de E/LEpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom a regulamentação do ensino da língua espanhola no Ensino Médio brasileiro, através da implementação da lei 11.161/2005, faz-se necessário que estudos sejam desenvolvidos a fim de contribuir para o aperfeiçoamento das práticas docentes que constituem esse contexto. Entendendo a importância da inserção dos gêneros textuais no ensino de línguas com enfoque comunicativo e a leitura como principal habilidade a ser desenvolvida, este trabalho objetiva apresentar parte dos resultados de uma pesquisa mais ampla que investiga o uso dos textos literários nas aulas de espanhol nas turmas de 2º ano de uma escola particular de Porto Velho. Para tratar da funcionalidade dos textos literários no ensino da língua espanhola foram consideradas as contribuições de teóricos como Alliende (2005), Mendoza (2007) e Aragão (2006). Já a discussão sobre a influência das crenças no contexto de ensino-aprendizagem de línguas foi pautada nas considerações de Barcelos (2004) e Alvarez (2007). Os documentos oficiais, PCNEM (2000), PCNEM + (2002) e OCNEM (2006), também serviram de fundamentação para todo o trabalho. Os resultados apresentados foram coletados através da participação de 76 alunos, matriculados nas duas turmas de 2º ano da escola onde o estudo foi realizado, por meio do preenchimento de um questionário e analisados desde uma perspectiva exploratório-descritiva. Verificou-se que, embora os alunos tenham vivenciado experiências positivas em relação a leitura e aos textos literários em língua materna, não são, em sua maioria, muito favoráveis à inserção dos gêneros literários nas aulas de espanhol como língua estrangeira e que este posicionamento está intimamente relacionado às suas crenças e experiências em relação à abordagem dos textos literários. Espera-se que esse estudo possa instigar o surgimento de novas pesquisas, realizadas com o intuito de promover o uso da importante ferramenta, no contexto de sala de aula de línguas estrangeiras, em que consistem os textos literários.pt_BR
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