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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21129
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A curiosidade como produção do conhecimento discente no processo de aprendizagem |
Autor(es): | Patrício, Nívea da Costa Matos, Francisca Juliana de |
Palavras-chave: | Curiosidade epistemológica;Produção do conhecimento;Prática docente |
Data do documento: | 2011 |
Instituição/Editor/Publicador: | 2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos |
Citação: | PATRÍCIO, Nívea da Costa; MATOS, Francisca Juliana de. A curiosidade como produção do conhecimento discente no processo de aprendizagem. in: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p.01-16. |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é mostrar a importância da curiosidade na produção do conhecimento discente, mas especificamente o que Freire chama de curiosidade epistemológica, que é responsável por estimular as perguntas, as dúvidas. Contudo,o educador precisa proporcionar ao aluno segurança e liberdade necessária para que ele manifeste livremente suas idéias para que se construa sua própria autonomia. Utiliza-se, para isso, o método dialógico de Paulo Freire e sua obra Pedagogia da Autonomia como fontes essenciais para se compreender que o aluno é o sujeito da produção de sua inteligência e da sua liberdade. Discute-se o papel do educador dentro de sala de aula, quais características podem a vir prejudicar a exposição do conteúdo de forma crítica e mostra-se também que a má formação profissional docente impede que o professor, na maioria dos casos, tenha uma autoridade moral na sala de aula, porque a reflexão e a ética são condições fundamentais na prática educativa. |
Abstract: | This work aims to show the importance of curiosity in the student knowledge production, specifically what Freire calls the “epistemological curiosity”, which is responsible for stimulating questions and doubts. However, the educator must provide students with security and freedom to express it freely their ideas for us to build their own autonomy. It is used for this, the dialogic method of Paulo Freire, Pedagogy of his work and autonomy as key sources to understand that the student is the subject of production of his intelligence and his freedom. This work discusses the role of the educator in the classroom, which features may come to affect the exposure of the content critically and also shows that poor teacher training prevents the teacher, in most cases, has an authority morality in the classroom, because the reflection and ethics are fundamental conditions in educational practice. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21129 |
ISSN: | 2177-7624 |
Aparece nas coleções: | CH - Eventos |
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