Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21107
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVásquez, Héctor Andrés Briones-
dc.contributor.authorFelix, Antônio Gilvamberto Freitas-
dc.date.accessioned2016-11-18T12:16:29Z-
dc.date.available2016-11-18T12:16:29Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationFelix, A. G. F.; Vásquez, H. A. B. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21107-
dc.descriptionFELIX, Antônio Gilvamberto Freitas. Cenas em vestígios: rastros de memórias do teatro na escola. 2016. 171f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação Profissional em Artes, Fortaleza (CE), 2016.pt_BR
dc.description.abstractScenes Traces: Traces of Memories Theatre School is a research developed at EMEIEF MrJosé Martins Rodrigues which took place a scenic research that questions the triad of memory, school and theater. First considering the concepts of Nora (1993) on memory and how they could be applied in the construction scene in the school environment, this research also converses with Salles (2013) and their perceptions about the creation process. Investigating the preparation, experimentation, building scenes performed stimulated by memories of the students at school, resulted in a play called Rastro, which discusses the issues of individual and collective memories of students, realizing that man investigates the past, to understand the present and plan for the future, knowing who we were, who we are influencing and driving who will be. The process of theatrical creation through memories reveals and highlights educational and creative potential in this way is still pointed to the reverberation and the impact of this process of creating the students and school.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMemória e teatropt_BR
dc.subjectTeatro escolarpt_BR
dc.subjectEducação artísticapt_BR
dc.subjectCriação artísticapt_BR
dc.subjectMemory and theatrept_BR
dc.subjectCreation processpt_BR
dc.titleCenas em vestígios:rastros de memórias do teatro na escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrCenas em vestígios: rastros de memórias do teatro na escola é uma pesquisa desenvolvida na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Deputado José Martins Rodrigues, onde se realizou uma investigação cênica que problematiza a tríade: memória, escola e teatro. Considerando primeiramente os conceitos de Nora (1993) sobre memória e como poderiam se aplicar dentro da construção de cena no ambiente escolar, esta pesquisa também dialoga com Salles (2013) e suas percepções acerca do processo de criação. Investigando a preparação, experimentação, construção de cenas realizadas e estimuladas pelas memórias dos alunos na escola, resultou em um espetáculo teatral denominado Rastro, que problematiza as questões referentes às memórias individuais e coletivas dos alunos, percebendo que o ser humano investiga o passado, para compreender o presente e projetar o futuro, conhecendo quem fomos, influenciando quem somos e impulsionando quem seremos. O processo de criação teatral através de memórias revela e evidencia potencialidades pedagógicas e criativas. Dessa maneira, aponta-se ainda a reverberação e o impacto deste processo de criação nos alunos e na escola.pt_BR
Aparece nas coleções:PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_dis_agffelix.pdf3,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.