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dc.contributor.advisorLoureiro, Carlos Felipe Grangeiro-
dc.contributor.authorMenezes, Ezequiel Dantas de Araújo Girão de-
dc.date.accessioned2016-11-16T19:06:49Z-
dc.date.available2016-11-16T19:06:49Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationMENEZES, E. D. A. G. Metodologia para avaliação estratégica da problemática da acessibilidade urbana sob o princípio da equidade. 2015. 104 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)–Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21099-
dc.description.abstractThe contemporary accessibility planning paradigm refutes the idea that transportation is an end in itself, shifting the focus on individual mobility for levels of accessibility to urban functions perceived by individuals. This evolution in phenomenological understanding denotes a strategic character to the accessibility, being necessary to assess the alignment between their distribution and the strategic objectives of improving the quality of life and social justice. However, there are limitations in the comprehension of Justice applied to accessibility planning process that consequently leads to methodological limitations in understanding problems. In this context, it is held a conceptual discussion of the representation of Justice through the principles of Equality and Equity, highlighting the semantic and methodological different approaches arising from the specific differences of each principle. Finally, it is proposed a method for characterization and diagnosis of problems arising from the mismatch between the supply of access and the principle of Equity.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTransportespt_BR
dc.subjectEquidadept_BR
dc.subjectIgualdadept_BR
dc.subjectAcessibilidade - Planejamentopt_BR
dc.titleMetodologia para avaliação estratégica da problemática da acessibilidade urbana sob o princípio da equidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO paradigma contemporâneo do planejamento da Acessibilidade refuta a ideia de que o transporte é um fim em si mesmo, deslocando o foco sobre a mobilidade individual para os níveis de acessibilidade às funções urbanas percebidas pelos indivíduos. Esta evolução na compreensão fenomenológica denota um caráter estratégico à Acessibilidade, sendo necessário avaliar o alinhamento entre sua distribuição e os objetivos estratégicos do aumento da qualidade de vida e do emprego da justiça social. No entanto, há limitações na contextualização do conceito de Justiça ao processo de planejamento da Acessibilidade que, consequentemente, resultam em limitações metodológicas na compreensão de problemas. Neste contexto, é realizada, neste trabalho, uma discussão conceitual sobre a representação da Justiça por meio dos princípios de Igualdade e Equidade, destacando as divergências semânticas e de abordagens metodológicas advindas das especificidades de cada princípio balizador. Por fim, é proposto um método para caracterização e diagnóstico de problemas provenientes do desalinhamento entre a oferta de Acesso e o princípio da Equidade.pt_BR
dc.title.enMethodology to assess strategic accessibility problematic under the principle of equitypt_BR
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