Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/20973
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMarques, Francisco Paulo Jamil Almeida-
dc.contributor.authorAquino, Jakson Alves de-
dc.contributor.authorMiola, Edna-
dc.date.accessioned2016-11-10T13:22:22Z-
dc.date.available2016-11-10T13:22:22Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationMarques, F. P. J. A.; Aquino, J. A.; Miola, E. (2014)pt_BR
dc.identifier.issn0104-6276-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20973-
dc.descriptionMARQUES, Francisco Paulo Jamil Almeida; AQUINO, Jakson Alves de; MIOLA, Edna. Parlamentares, representação política e redes sociais digitais: perfis de uso do Twitter na Câmara dos Deputados. Opinião Pública, Campinas, v. 20, n. 2, p. 178-203, ago. 2014.pt_BR
dc.description.abstractThe article reflects on how members of the Brazilian House of Representatives use Twitter as part of their political communications strategy. We examine all the 463 official accounts registered on Twitter in order to understand the factors that lead legislators to invest in microblogging. Such accounts were weekly monitored (between February and July 2012) by using the statistical software “R”. The results points out correlations between the use of Twitter and attributes like age and occupation of leadership positions.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherOpinião Públicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectCâmara dos Deputadospt_BR
dc.subjectTwitterpt_BR
dc.subjectSite de rede sociaispt_BR
dc.subjectComunicação políticapt_BR
dc.titleParlamentares, representação política e redes sociais digitais: perfis de uso do Twitter na Câmara dos Deputadospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo do artigo é refletir sobre as formas de uso do Twitter por parte dos parlamentares com mandato vigente na Câmara dos Deputados durante a Legislatura 2011-2015. Pretende-se investigar que fatores levam os representantes a investirem no Twitter como parte de sua estratégia de comunicação política. São examinados os perfis públicos dos 463 deputados com registro no microblog. Tais contas foram monitoradas semanalmente (entre fevereiro e julho de 2012), a partir do software de estatística “R”. Os resultados apontam correlações entre o uso da ferramenta e atributos como idade e ocupação de cargos de liderança.pt_BR
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_p_fpjamarques.pdf781,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.