Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/20937
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Adéle Cristina Braga | - |
dc.contributor.author | Cabó, Leonardo José Freire | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Ruth Maria de Paula | - |
dc.date.accessioned | 2016-11-09T17:03:01Z | - |
dc.date.available | 2016-11-09T17:03:01Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Adéle Cristina Braga; CABÓ, Leonardo José Freire. A concepção de arte nos parâmetros curriculares nacionais e a desumanização dos sentidos na sociabilidade do capital. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p. 1-15. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2177-7624 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20937 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos. | pt_BR |
dc.subject | Mercantilização | pt_BR |
dc.subject | Humanização dos sentidos | pt_BR |
dc.subject | Ontologia marxiano-lukacsiana | pt_BR |
dc.title | A concepção de arte nos parâmetros curriculares nacionais e a desumanização dos sentidos na sociabilidade do capital | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho constitui um breve exame dos princípios que norteiam os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, especificamente o volume seis, intitulado Arte. Sobre o documento oficial em foco, discutimos aspectos como: mercantilização, pragmatismo, economicismo, subjetivismo, flexibilidade do ensino da arte na sociedade contemporânea, aspectos esses que priorizam a acumulação de capital em detrimento da satisfação das necessidades humanas. Em contraponto, apresentamos com base na ontologia marxiano-lukacsiana, a humanização dos sentidos como processo fundado pelo trabalho, que tem por base a realidade objetiva, a qual orienta as formas de pensar e sentir. Enfatizamos, ademais, as categorias da consciência e do reflexo sensorial destacando o trabalho como ato-gênese do homem. Consideramos que o conhecimento universal, constituído historicamente na sua forma mais evoluída pelo gênero humano deveria ser socializado a todos. No entanto, no contexto da sociedade capitalista o desenvolvimento humano encontra-se subordinado pelas forças econômicas, as quais priorizam a acumulação do capital em detrimento da aquisição do conhecimento histórico cultural produzido pela humanidade. Nesse sentido, avaliamos o ensino da arte, nos ditames vigentes, como inadequado a uma formação que contemple o conhecimento universal, considerando que a formação artística como é proposta na contemporaneidade é adepta à mercantilização do ensino, à degeneração do gênero humano e à fragmentação da subjetividade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CH - Eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_eve_acbaraujojflcabo.pdf | 189,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.