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dc.contributor.authorFarias, Camila Mota-
dc.contributor.authorDamasceno, Francisco José Gomes-
dc.date.accessioned2016-11-09T16:55:50Z-
dc.date.available2016-11-09T16:55:50Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationFARIAS, Camila Mota; DAMASCENO, Francisco José Gomes. A dança do Coco é a dança do pescador: ressignificações culturais em contextos de mudanças. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p. 1-15.pt_BR
dc.identifier.issn2177-7624-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20936-
dc.description.abstractThis article discusses the meanings of dance in the Coconut Community Balbino - Cascavel / EC. Understood as a manifestation of the Popular Cultures of african origin-Indian, has different meanings since its consolidation in the community, in the 1940s until the present day. Seeking to understand these changes in relation to historical changes in the Community, is being conducted a documentary research in newspapers, in the Archives of the Association of Residents of Balbino, and interviews through the Methodology of Oral History, dancers with coconut and subjects Community. The Community has gone through a process of speculation in the period 1984-1997, during which changes from webs of relationships with NGOs, government and the Church. These moves led to a repositioning of dance as practiced Coconut before passing game to be experienced as "Fisherman's Dance". Thus, the Commonwealth of Balbino and the subjects that form can be understood from the (re) positioning and (re) meaning attributed to the revelers dance and residentspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxospt_BR
dc.subjectDança do cocopt_BR
dc.subjectCultura Popularpt_BR
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.subjectIdentificaçãopt_BR
dc.titleA dança do Coco é a dança do pescador: ressignificações culturais em contextos de mudançaspt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo discute as significações da dança do Coco na Comunidade de Balbino – Cascavel/CE. Compreendida como uma manifestação das Culturas Populares de origem afro-indígena, apresenta significados diferentes desde a sua consolidação na comunidade, nos anos de 1940, até os dias atuais. Buscando-se compreender essas transformações em relação às mudanças históricas da Comunidade, está sendo realizada uma pesquisa documental em Jornais, no Arquivo da Associação de Moradores de Balbino, e entrevistas, através da Metodologia da História Oral, com dançadores de Coco e com sujeitos da Comunidade. A Comunidade passou por um processo de especulação imobiliária no período de 1984-1997, em que ocorreram modificações, a partir de teias de relações estabelecidas com diversas entidades. Essas movimentações reposicionaram a dança do Coco, antes praticada como brincadeira passando a ser experimentada como “dança de pescador”. Assim, a Comunidade de Balbino e os sujeitos que a formam podem ser compreendidos a partir dos (re)posicionamentos e das (re)significações atribuídas à dança pelos brincantes e moradores.pt_BR
dc.title.enThe dance of Coco the fisherman’s dance: signification cultural and contexts of changept_BR
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