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dc.contributor.authorBrasil, Jaciara de Barros-
dc.contributor.authorSantos, Luiz Ricardo do Amaral-
dc.date.accessioned2016-11-09T14:33:30Z-
dc.date.available2016-11-09T14:33:30Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationBRASIL, Jaciara de Barros; SANTOS, Luiz Ricardo do Amaral. A multimodalidade no ensino de língua inglesa: os recursos multimodais de materiais didáticos impressos. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2., 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p. 1-10.pt_BR
dc.identifier.issn2177-7624-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20923-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxospt_BR
dc.subjectTop Notch Fundamentalspt_BR
dc.subjectTop Notch 3pt_BR
dc.subjectTeoria da Multimodalidadept_BR
dc.subjectAnálise composicionalpt_BR
dc.titleA multimodalidade no ensino de língua inglesa: os recursos multimodais de materiais didáticos impressospt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo ensino de língua estrangeira, os materiais didáticos impressos têm apresentado, cada vez mais, o recurso imagético como elemento fundamental de aprendizagem, com o objetivo de proporcionar melhor compreensão e fixação dos conteúdos por parte dos alunos. Tal recurso, quando associado ao texto verbal, empresta, aos materiais, um aspecto multimodal, ou seja, os materiais passam a ter textos multimodais que devem ser explorados de maneira tal que possa ocasionar a otimização do ensino. Este trabalho, que é exploratório-analítico-descritivo e qualiquantitativo, apresenta o estudo e a análise de dois volumes pertencentes à série de livros didáticos para o ensino de língua inglesa Top Notch (Longman, 2006) no que se refere aos recursos semióticos utilizados, tendo - como foco principal -, a imagem. Baseia-se na Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996, 2006), desenvolvida através das propostas da Gramática Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1978). Tem como objetivos: 1) identificar, descrever e analisar a utilização de gêneros textuais multimodais nas atividades de vocabulário e leitura dos livros Top Notch Fundamentals e Top Notch 3; analisar a organização e sistematização dos mesmos, utilizando a comparação sempre que esta se mostrar útil e necessária. Como resultado da fase atual da pesquisa – a da identificação –, podemos dizer que, nas atividades analisadas, apesar de não ser apresentada uma abordagem multimodal, há uma ampla utilização de recursos multimodais onde a imagem se apresenta em forma de fotografias e ilustrações desenvolvidas exclusivamente para o uso didático. Com os resultados obtidos pode-se concluir que a multimodalidade textual é uma aliada no processo de aprendizagem de línguas estrangeiras e que sua ocorrência varia de acordo com o público que visa alcançar, necessitando assim de um letramento visual por parte dos alunos.pt_BR
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