Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20817
Title in Portuguese: | O agir do estagiário de docência em italiano representado nos relatórios de regência: uma análise à luz do interacionismo sociodiscursivo |
Author: | Calabria, Victor Flávio Sampaio |
Advisor(s): | Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga |
Keywords: | Estágio Supervisionado - Relatório de Atividades Curso de Letras – Estágio supervisionado professor de Italiano - formação Relatório de atividades Rapport de stage Agir du stagiaire d’italien |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | Calabria, V. F. S.; Leurquin, E. V. L. F. (2016) |
Abstract in Portuguese: | O presente trabalho tem por objetivo analisar como o estagiário de docência em italiano, por meio dos tipos de discurso (BRONCKART, 2012) e das figuras de ação (BULEA, 2010), representa discursivamente o seu agir nos relatórios de regência. Desta forma, esperamos contribuir com a formação inicial de professores de línguas, além de indicar caminhos possíveis para que seja analisada a relação entre linguagem e agir, em contexto de ensino. Asseveramos que o estágio é um momento fulcral na formação do futuro professor e concordamos que analisar o discurso do estagiário representado nos textos é ter acesso a situações não observáveis, analisá-las e propor intervenções em seu futuro agir docente. Entendemos o gênero relatório de estágio como sendo um espaço de reconfiguração desse agir e é por meio dele que ensejamos entender as ações exercidas pelo estagiário na condução de seu métier em construção. Quanto à metodologia de análise, partimos dos dados à teoria, seguindo os postulados teóricos e metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e tendo como corpus um conjunto de dezessete relatórios de regência em italiano, produzidos durante os semestres de 2012.1 a 2015.2. No tocante ao conceito de relatório de estágio, partimos das considerações de Leurquin (2008) e, no que se refere aos gêneros profissionais, recorremos a Faïta (2004). Ao considerarmos o ensino como trabalho, compartilhamos das concepções teóricas e metodológicas das ciências do trabalho, em especial, a Ergonomia da Atividade (AMIGUES, 2004; SAUJAT, 2004) e a Clínica da Atividade (FAÏTA, 2004; CLOT, 2006). Com isso, por meio de uma análise dos elementos pré-textuais tais como a capa e a folha de rosto - que nos permitiu o acesso ao contexto físico e sociossubjetivo de sua produção; bem como através de uma análise exaustiva dos conteúdos temáticos que se referiam ao contexto de realização da tarefa; por meio da identificação do plano global do conjunto de relatórios analisados e, por fim; por meio da análise das representações sobre o agir feitas pelos estagiários foi possível vermos o espaço social em que se desenvolve o estágio de regência em língua italiana, as dificuldades enfrentadas pelos estagiários na execução das atividades propostas, bem como o modo com o qual eles dizem o seu agir. Os resultados demonstraram que, durante a escrita dos relatórios, sobretudo no relato das aulas, há uma predominância de segmentos de relato interativo e de narração e, quanto às figuras de ação, predominam a ação ocorrência e ação acontecimento passado, o que demonstra que os futuros professores estão mais interessados em relatar as ações executadas durante o estágio, sem que haja, necessariamente, uma reflexão sobre tais condutas. |
Description: | CALABRIA, Victor Flávio Sampaio. O agir do estagiário de docência em italiano representado nos relatórios de regência: uma análise à luz do interacionismo sociodiscursivo. 2016. 219f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2016. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20817 |
metadata.dc.type: | Dissertação |
Appears in Collections: | PPGL - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_dis_vfscalabria.pdf | 2,17 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.