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dc.contributor.advisorDamasceno, Marta Maria Coelho-
dc.contributor.authorSilva, Ana Roberta Vilarouca da-
dc.date.accessioned2012-02-14T12:04:22Z-
dc.date.available2012-02-14T12:04:22Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationSILVA, A. R. V. Avaliação de duas estratégias educativas para a prevenção do Diabetes Mellitus Tipo 2 em adolescentes. 2009. 150 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2064-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectDiabetes Mellitus Tipo 2pt_BR
dc.subjectSaúde do Adolescentept_BR
dc.titleAvaliação de duas estratégias educativas para prevenção do Diabetes Mellitus Tipo 2 em adolescentespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrO estilo de vida está diretamente relacionado com a incidência de diabetes mellitus tipo 2 (DM2) e o excesso de peso, sedentarismo e maus hábitos alimentares aumentam drasticamente esse risco. Porém sabe-se que esses fatores de risco são passíveis de modificação e que a educação em saúde é uma peça-chave para a diminuição dos casos de DM2 em jovens, o que tem aumentado muito em todo o mundo desde a década de 1990. Estudo quase-experimental, prospectivo e comparativo cujo objetivo foi avaliar duas estratégias educativas para a prevenção do DM2 em adolescentes com fatores de risco, realizado de março a agosto de 2008, em uma escola pública da cidade de Fortaleza-CE. Participaram noventa adolescentes, divididos em dois grupos, GA (n=45) e GB (n=45). Para o grupo GA foi oferecido atendimento individual utilizando como estratégia educativa o folder com explicações breves e para o GB um programa educativo contendo cinco encontros, com duração de dez horas. Usou-se um formulário (dados sociodemográficos e clínicos), um questionário de conhecimento (conceito de diabetes mellitus, tipos, sinais e sintomas, complicações agudas e crônicas, fatores de risco e formas de prevenção) e dois questionários para avaliar a atitude diante da alimentação e atividade física. O questionário de conhecimento foi aplicado no início, imediatamente após as intervenções e após sessenta dias. Os questionários de atitude foram aplicados somente após sessenta dias da intervenção. Conforme os resultados evidenciaram, a maioria dos adolescentes é do sexo feminino, na faixa etária de 14 a 15 anos e cursavam a nona série; 23,3% tinham excesso de peso e 77,8% eram sedentários. As estratégias adotadas mostraram-se eficazes para aumentar o conhecimento dos adolescentes acerca dos fatores de risco para DM2 e formas de prevenção (p= 0,0001) nos grupos A e B. Já em relação à atitude, ao se comparar as estratégias educativas nos grupos A e B, os resultados revelaram-se satisfatórios para a alimentação e atividade física, porém sem significância estatística. Concluí-se que as duas estratégias educativas podem ser utilizadas nas escolas na prevenção do DM2 em adolescentes com fatores de risco.pt_BR
dc.title.enEvaluation of two educative strategies for the prevention of Type 2 Diabetes Mellitus in adolescentspt_BR
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