Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/20364
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Miranda Júnior, Francisco Cabral | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Manuel Xavier do | - |
dc.contributor.organizer | Fonteles Filho, José Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-21T17:08:28Z | - |
dc.date.available | 2016-10-21T17:08:28Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | FONTELES FILHO, José Mendes (Org.). Jogos matemáticos para as escolas indígenas tremembé. Fortaleza : Imprensa Universitária, 2014. 68 p. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20364 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Imprensa Universitária | pt_BR |
dc.subject | Índios Tremembé - educação -Almofala (Itarema, CE) | pt_BR |
dc.subject | Índios - educação | pt_BR |
dc.title | Jogos matemáticos para as escolas indígenas tremembé | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este livro foi elaborado para o professor indígena Tremembé inovar e dinamizar as aulas de matemática através de jogos. Está direcionado ao Ensino Fundamental I do 1º ao 5º ano, no qual abordaremos “o estudo dos números e operações”, conteúdo referente aos três campos de estudo matemático, conforme o RCNE/Indígena. Diante da dificuldade dos alunos indígenas em relação ao estudo dos números e operações, decidimos confeccionar esse material no intuito de facilitar a compreensão e estimular a aprendizagem matemática. Iniciamos o livro com a história do povo Tremembé. Na sequência, uma conversa muito interessante com o pajé Luiz Caboclo e cacique João Venâncio. Pontuamos a Constituição brasileira de 1988, que nos reconheceu como indígenas, falamos um pouco da educação Tremembé. Comentamos sobre a etimologia da palavra jogo, sua importância na sala de aula e o planejamento, que é fundamental. Trouxemos o tema “Professor indígena faz a diferença!” sobre alguns professores indígenas que ganharam prêmios importantes na educação brasileira. Em seguida, as “brincadeiras do nosso tempo” e “vamos aos jogos”. Selecionamos dez jogos que estimulam as competências e habilidades matemáticas que são “Descubra o número que eu pensei?”; “Tabuada dos 9 nos dedos. Vamos aprender!”; “Eu tenho! Quem tem!”; “Cubra e descubra”;“Ábaco”; “Cartas de baralho”; “Dominó”; “Quadrado mágico”; “Sudoku de símbolos e de números” e “Desafios”. Para desopilar, quinze adivinhas. Por último, as considerações finais; as referências; os anexos nos quais inserimos o tabuleiro do jogo “Cubra e descubra”; modelos de dados; as respostas de todos os jogos e adivinhas; sugestões de leituras e de filmes como também a biografia dos autores. | - |
Aparece nas coleções: | IU - Livros |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_liv_jmfontelesjunior.pdf | 4,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.