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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPontes, Valdecy de Oliveira-
dc.date.accessioned2016-10-21T14:10:19Z-
dc.date.available2016-10-21T14:10:19Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationPONTES, Valdecy de Oliveira. A transitividade em produções escritas em espanhol por alunos brasileiros em formação docente universitária. Intersecções, Jundiaí, ano 6, n. 3, p. 36-48, nov. 2013.pt_BR
dc.identifier.issn1984-2406-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20352-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIntersecçõespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransitividadept_BR
dc.subjectPlanos Discursivospt_BR
dc.subjectLíngua espanholapt_BR
dc.subjectTransitividadpt_BR
dc.subjectPlanos Discursivospt_BR
dc.subjectLengua Españolapt_BR
dc.titleA transitividade em produções escritas em espanhol por alunos brasileiros em formação docente universitáriapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como objetivo analisar a transitividade em narrativas escritas por alunos brasileiros em formação docente universitária. A pesquisa fundamenta-se na proposta de Hopper e Thompson (1980). O corpus da pesquisa é constituído de 42 produções escritas. A análise realizada possibilitou-nos verificar que os alunos apresentaram conhecimento em relação aos usos dos pretéritos, no que diz respeito: a) ao grau de transitividade (o perfeito é perfectivo, volitivo, agentivo, cinético e pontual; o imperfeito é imperfectivo, estático, paciente e contínuo); b) aos traços aspectuais, tais como: dinamicidade, duratividade e delimitação no eixo temporal; e c) à distinção discursiva entre informação principal e secundária.pt_BR
dc.description.abstract-esEste trabajo tiene como objetivo analizar la transitividad en narrativas escritas por alumnos brasileños en formación docente universitaria. La investigación tiene como aporte teórico la propuesta de Hopper yThompson (1980). El corpus de la investigación está constituido de 42 producciones escritas. El análisis realizado nos posibilitó verificar que los alumnos presentaron conocimientos con relación a los usos de los pretéritos, con respecto: a) al grado de transitividad (el perfecto es perfectivo, volitivo, agentivo, cinético y puntual; el imperfecto es imperfectivo, estático, paciente y continuo); b) a los rasgos aspectuales, tales como: dinamicidad, duratividad y delimitación temporal; y c) a la distinción discursiva entre información prominente y trasfondo.pt_BR
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