Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/20243
Tipo: Artigo de Evento
Título: Oliverio Girondo: as vanguardas e a construção de identidades latino-americanas pós-revolução industrial
Autor(es): Rebouças, Danio Bezerra
Freitas, Luma Almeida
Cunha, Roseli Barros
Palavras-chave: Girondo;Vanguardas;Identidade
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários
Citação: REBOUÇAS, Danio Bezerra; FREITAS, Luma Almeida; CUNHA, Roseli Barros. Oliverio Girondo: as vanguardas e a construção de identidades latino-americanas pós-revolução industrial. In: ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS LITERÁRIOS, 9, 2012, Fortaleza. Anais ... Fortaleza: UFC/Departamento de Pós-Graduação de Letra, n. 4, 2013, p. 142-155.
Resumo: O presente trabalho parte da análise da obra Veinte poemas para ser leídos en el tranvía (1922) do poeta argentino Oliverio Girondo, discorrendo sobre o conceito de vanguardas e a sua relação com a urbe pós-Revolução Industrial apresentado através de investigações referidas ao objeto de estudo (SCHWARTZ, 1983; 1995; BARRERA, 1997). Para alcançar tal objetivo escolhemos da obra em estudo os seguintes poemas: “Apunte callejero”, “Croquis en la arena” e “Río de Janeiro”. Estes passaram a ser analisados através da obra objeto de nosso estudo e demais aportes teóricos, auxiliando-nos em nossa investigação. Delimitamo-nos, na análise da obra, à figura humana em constante simbiose com a urbe e o olhar de viajante do eu lírico do poeta. Observamos em nossa investigação, uma constante transgressão dos limites cotidianos, através do uso de uma linguagem rebuscada e criativa por meio das descrições das pessoas, os autorretratos, o uso de textos visuais e da subordinação do eu lírico e auto-reflexivo à ordem arquitetônica do espaço literário, são alguns elementos das vanguardas utilizadas por Oliverio Girondo. Esperamos com o presente trabalho contribuir aos estudos sobre Identidade e vanguardas latinoamericanas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20243
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLE - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_dbrebouças.pdf309,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.