Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/20183
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lucas, Meize Regina de Lucena | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-14T22:43:36Z | - |
dc.date.available | 2016-10-14T22:43:36Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | LUCAS, Meize Regina de Lucena. Por amor ao cinema - história, crônica e memória na invenção de um certo olhar. Projeto História, São Paulo, n. 43, p. 227-248, dez. 2011. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2176-2767 (online) | - |
dc.identifier.issn | 0102-4442 (impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20183 | - |
dc.description.abstract | This article analyzes the uses of the concept of history in the context of building a new cinema culture in Brazil in the 1950's. During this period, a evaluation time of Brazilian cinema considered in many aspects, there were many meetings about cinema and publishing theoretical magazines and history books, took place the literary supplements and film archives in Rio de Janeiro and Sao Paulo, it grows the movie clubs, it formed public collections and expand the private sector. The existence of material conditions for the realization of a history of Brazilian cinema is directly related to the construction of a new look at the movies: more independent of foreign standards and facing a reflection on the aesthetics. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Projeto História | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Crônica | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Acervos | pt_BR |
dc.title | Por amor ao cinema - história, crônica e memória na invenção de um certo olhar | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O artigo analisa os usos do conceito de história no contexto de construção de uma nova cultura cinematográfica no Brasil na década de 1950. Neste período, de avaliação do cinema brasileiro, considerado em diversos aspectos, ocorrem encontros de cinema e a publicação de revistas de cunho teórico e livros de história, surgem os suplementos literários e as cinematecas do Rio de Janeiro e de São Paulo, proliferam os cineclubes, formam-se acervos públicos e expandem-se os privados. A existência de condições materiais para a realização de uma história do cinema brasileiro relaciona-se diretamente a construção de um novo olhar para o cinema: mais independente de padrões estrangeiros e voltado para a reflexão em torno da estética. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DHIS - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_art_mrllucas.pdf | 83,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.