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dc.contributor.authorFelix, Ana Maria Landim-
dc.contributor.authorLemos, Tércia Montenegro-
dc.date.accessioned2016-10-13T23:24:49Z-
dc.date.available2016-10-13T23:24:49Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationFelix, A. M. L.; Lemos, T. M. (2013)pt_BR
dc.identifier.issn1807-5193-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20156-
dc.descriptionFELIX, Ana Maria Landim; LEMOS, Tércia Montenegro. A retextualização em imagens do 'Translendário'. Letra Magna, Ano 9, n. 16, p. 1-16, jan./jun. 2013.pt_BR
dc.description.abstractThis article will analyze the retextualization of a famous visual work art made from “Translendário”, a calendar produced by the actor, director and artist Silvero Pereira from Ceará. Such images have sparked controversy among religious and conservatives, because of its reference to sacred art. Our work, however, concerns the investigation of composing visual text and their possible variations, according to the retextualization phenomenon. We used as a theoretical basis the studies of Marchuschi (2001) e Sant’Anna (2003), and, starting with the reflection about the concepts of stylization, paraphrase and parody, we scrutinize four images from the corpus mentioned. Our contributions clarify points which refer to the operational categories of textuality and, moreover, point to the discussion about the artistic dialogue between different levels of society.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherLetra Magnapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRetextualizaçãopt_BR
dc.subjectTexto visualpt_BR
dc.subjectEncenaçãopt_BR
dc.titleA retextualização em imagens do 'Translendário'pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo tem por escopo analisar a retextualização de algumas obras visuais famosas realizada através do “Translendário”, um calendário produzido pelo ator, diretor e artista plástico cearense Silvero Pereira. Tais imagens geraram controvérsia entre religiosos e conservadores, por fazerem referência a algumas obras que se enquadram na categoria de arte sacra. Nosso trabalho, no entanto, detém-se nas investigações sobre a composição do texto visual e suas possíveis mudanças, dentro do fenômeno da retextualização. Utilizamos como respaldo teórico de base os estudos de Marchuschi (2001) e Sant’Anna (2003), e, a partir da reflexão sobre os conceitos de estilização, paráfrase e paródia, submetemos à análise quatro imagens do corpus mencionado. As observações que fizemos elucidam pontos que se referem às categorias operacionais da textualidade e, para além disso, apontam para discussões acerca do diálogo artístico entre diferentes esferas da sociedade.pt_BR
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