Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/20148
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Apontamentos para uma abordagem tensiva da metáfora
Autor(es): Leite, Ricardo Lopes
Palavras-chave: Metáfora;Tensividade;Isotopia;Acontecimento;Concessão
Data do documento: 2011
Instituição/Editor/Publicador: Estudos Semióticos
Citação: Leite, R. L. (2011)
Resumo: Este artigo analisa a metáfora sob o viés da semiótica tensiva. O objetivo central é avaliar o rendimento analítico do aparato conceitual dessa proposta teórica na elucidação dos efeitos de sentido resultantes dos diferentes modos de manifestação da metáfora em diferentes tipos de textos. A base teórica utilizada toma como referência os trabalhos de Fontanille (2007), Fontanille e Zilberberg (2001) e Zilberberg (2004; 2006a; 2006b; 2007). Para examinar o funcionamento tensivo da metáfora, este estudo parte da suposição de que ela se deixa apreender no discurso em diferentes graus de presença, de intensidade. Além disso, a metáfora é assumida como um mecanismo de produção de sentidos, que estabelece a tensão entre duas ou mais isotopias, servindo-se, para isso, da disposição dos conteúdos discursivos em profundidade e de diferentes modos de existência semióticos. Ao estabelecer a aproximação tensiva entre planos de significação distintos, a metáfora reclama por uma sintaxe concessiva, que a torna um fenômeno impactante e inesperado, da ordem do acontecimento. Todavia, a análise de um pequeno exemplário de textos demonstra que fatores de ordens diversas podem contribuir para graduar o impacto da metáfora, aproximando-a ora do acontecimento, ora do fato, da rotina. Espera-se, assim, aprofundar a discussão acerca do papel dos elementos tensivos no funcionamento da metáfora no discurso em ato.
Descrição: LEITE, Ricardo Lopes. Apontamentos para uma abordagem tensiva da metáfora. Estudos Semióticos, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 31-38, jun. 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20148
ISSN: 1980-4016
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_art_rlleite.pdf145,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.