Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20145
Title in Portuguese: | As representações como processo de significação do (futuro) professor de Língua Portuguesa |
Author: | Ribeiro, Pollyanne Bicalho |
Keywords: | Representações sociais Identidade do professor de LP Prática formativa |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Scripta |
Citation: | Ribeiro, P. B. (2011) |
Abstract in Portuguese: | Propomos, neste artigo, uma discussão acerca da reconstituição identitária do professor de LP, visando analisar representações sobre o grupo professor e o trabalho que lhe é atribuído, bem como as consequências dessas representações para o processo de ensino/aprendizagem. A partir dos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), conjugados com a Teoria das Representações Sociais (TRS), discutiremos os efeitos dessas representações para a (re)formulação do agir do professor de LP em sala de aula sob a avaliação do estagiário/futuro professor. O corpus é constituído de excertos retirados de relatórios produzidos por estagiários ao observarem aulas de professores da rede privada e pública do município de Fortaleza. |
Description: | RIBEIRO, Pollyanne Bicalho. As representações como processo de significação do (futuro) professor de Língua Portuguesa. Scripta, Belo Horizonte, v. 15, n. 28, p. 225-244, jan./jun. 2011. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20145 |
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
ISSN: | 2358-3428 |
Appears in Collections: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2011_art_pbribeiro.pdf | 383,91 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.