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dc.contributor.authorRamos, Francisco Régis Lopes-
dc.contributor.authorMagalhães, Aline Montenegro-
dc.date.accessioned2016-10-13T21:04:44Z-
dc.date.available2016-10-13T21:04:44Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationRAMOS, Francisco Régis Lopes; MAGALHÃES, Aline Montenegro. A lição da pedra: usos do passado e cultura material. História da Historiografia, Ouro Preto, n. 13, p. 96-113, dez. 2013.pt_BR
dc.identifier.issn1983-9928-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20134-
dc.description.abstractBy proposing certain divisions between past and present, modern history writing also articulates various connections between what is real and what is not real. A viable historiographical approach is exactly the study of the way these connections are structured and legitimized. Therefore, this article investigates the uses of the past in historical culture as experienced by Gustavo Barroso. Based on theoretical and methodological insights by Manoel Luiz Salgado Guimarães, it relates Barroso’s writing to the production of other intellectuals. The paper aims at illustrating the significant role material culture has in the shaping of certain ways of giving meaning to the past, more specifically through the transformation of marks and traces into vestiges of the passage of time.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherHistória da Historiografiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscrita da Históriapt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectCultura materialpt_BR
dc.title A lição da pedra: usos do passado e cultura material pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAo propor certas divisões entre o passado e o presente, a escrita da história na modernidade também articula várias maneiras de fazer conexões entre o real e o que não é real. Uma possível abordagem historiográfica é exatamente o estudo sobre a forma como essas conexões são constituídas e legitimadas. Portanto, este artigo é uma abordagem historiográfica sobre os usos do passado na cultura histórica vivida por Gustavo Barroso, a partir das proposições teóricas e metodológicas de Manoel Luiz Salgado Guimarães. Relacionando a escrita de Barroso com a produção de outros intelectuais, percebe-se o importante papel da cultura material para a construção de certas formas de dar sentido ao passado, através das transformações de marcas e traços em vestígios da passagem do tempo.pt_BR
dc.title.enThe lesson of the stone: uses of the past and material culturept_BR
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