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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/20108
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Amora, Kleber Carneiro | - |
dc.contributor.author | Silva, Kedna Adriele Timbó da | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-11T16:29:42Z | - |
dc.date.available | 2016-10-11T16:29:42Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Kedna Adriele Timbó da. Pedagogia moral como processo civilizatório do homem em seu encaminhamento à condição de humanidade em Immanuel Kant. 2015. 93 f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Fortaleza (CE), 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20108 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Kant, Immanuel, 1724-1804 - Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Moralidade | pt_BR |
dc.subject | Pragmática | pt_BR |
dc.title | A pedagogia moral como processo civilizatório do homem em seu encaminhamento à condição de humanidade em Immanuel Kant | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Buscando responder à pergunta elaborada na obra Lógica (1800) de Immanuel Kant, “O que é o homem?”, esta pesquisa propõe uma investigação acerca da educação enquanto educação do esclarecimento e a única capaz de habilitar as disposições dos homens para o auxilio tanto do homem civilizado, quanto moral. A elaboração de tal pesquisa se inicia com a transição de uma filosofia moral popular para uma metafísica dos costumes e posteriormente de uma educação física, isto é, natural, para uma educação prática, moral. Nesta, a dualidade existente entre ser sensível e ser inteligível não passa despercebida quando o antagonismo surge, e a sociabilidade insociável é demonstrada pela natureza para que o homem possa atingir o progresso. Assim, é centrando na questão do homem que este projeto finda a relevância da educação na formação de uma constituição civil, pois, ao evidenciar que o progresso somente pode ser alcançado pelo próprio homem, Kant responsabiliza as ações dos homens no mundo e os encaminha à sociabilidade. | pt_BR |
dc.title.en | The moral pedagogy as civilizing process of man in his submission to the human condition in Immanuel Kant | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGFILO - Dissertações defendidas na UFC |
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