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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAmora, Kleber Carneiro-
dc.contributor.authorSilva, Kedna Adriele Timbó da-
dc.date.accessioned2016-10-11T16:29:42Z-
dc.date.available2016-10-11T16:29:42Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSILVA, Kedna Adriele Timbó da. Pedagogia moral como processo civilizatório do homem em seu encaminhamento à condição de humanidade em Immanuel Kant. 2015. 93 f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Fortaleza (CE), 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20108-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectKant, Immanuel, 1724-1804 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectMoralidadept_BR
dc.subjectPragmáticapt_BR
dc.titleA pedagogia moral como processo civilizatório do homem em seu encaminhamento à condição de humanidade em Immanuel Kantpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrBuscando responder à pergunta elaborada na obra Lógica (1800) de Immanuel Kant, “O que é o homem?”, esta pesquisa propõe uma investigação acerca da educação enquanto educação do esclarecimento e a única capaz de habilitar as disposições dos homens para o auxilio tanto do homem civilizado, quanto moral. A elaboração de tal pesquisa se inicia com a transição de uma filosofia moral popular para uma metafísica dos costumes e posteriormente de uma educação física, isto é, natural, para uma educação prática, moral. Nesta, a dualidade existente entre ser sensível e ser inteligível não passa despercebida quando o antagonismo surge, e a sociabilidade insociável é demonstrada pela natureza para que o homem possa atingir o progresso. Assim, é centrando na questão do homem que este projeto finda a relevância da educação na formação de uma constituição civil, pois, ao evidenciar que o progresso somente pode ser alcançado pelo próprio homem, Kant responsabiliza as ações dos homens no mundo e os encaminha à sociabilidade.pt_BR
dc.title.enThe moral pedagogy as civilizing process of man in his submission to the human condition in Immanuel Kantpt_BR
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