Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/20100
Tipo: | Dissertação |
Título: | Dispositivos para improvisação da imagem em movimento: aproximações aos processos e redes criativas de cinemas ao vivo no Brasil |
Título em inglês: | Dispositivos para improvisación de la imagen en movimiento: acercamientos a los procesos y redes creativas del cine en vivo en Brasil |
Autor(es): | Lira, Júlio César Fernandes |
Orientador: | Furtado, Sylvia Beatriz Bezerra |
Palavras-chave: | Processamento de imagens – Técnicas;Cinema - Software de edição;Câmaras de vídeo cinema e tecnologia;Nuevas midias;Análisis de software |
Data do documento: | 2012 |
Citação: | LIRA, Júlio César Fernandes. Dispositivos para improvisação da imagem em movimento: aproximações aos processos e redes criativas de cinemas ao vivo no Brasil. 2012. 196 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Fortaleza (CE), 2012. |
Resumo: | Este texto apresenta caminhos e resultados alcançados em uma investigação sobre processos e redes criativas do Cinema ao Vivo no Brasil. Tomando como ponto de partida uma apresentação de sinais da emergência de um campo cultural constituído por artistas, curadores, críticos e festivais de Imagens em Movimento ao Vivo, o autor discute o conceito de dispositivo e afirma que desde suas origens o dispositivo cinema foi multiforme e continua a ser na contemporaneidade. Assim, o termo Cinema ao Vivo é discutido dentro de uma abordagem investigativa dessas novas práticas de criação e exibição do ponto de vista da história do cinema. Relacionando, entremeando dados sobre insatisfações e soluções dos artistas, Estado da arte do desenvolvimento digital, cenário de convergência nas artes e na tecnologia, contextos culturais e sociais procura-se analisar a emergência dos ambientes e condições que permitem o desenvolvimento do Cinema ao Vivo. Analisando um típico software de edição de imagens ao vivo e apresentando-o como um sistema de criação individual permeado por disposições sociais, o texto parte para a descrição de processos e embiências criativas características subsidiando e realizando reflexões sobre as espeficidades já perceptíveis da linguagem do cinema e dos dispositivos do Cinema ao Vivo. |
Resumen: | Este texto presenta caminos y resultados alcanzados en una investigación sobre procesos y redes creativas del Cine en vivo en Brasil. Tomando como punto de partida una presentación de señales de la emergencia de un campo cultural compuesto por artistas, curadores, críticos y festivales de Imágenes en Movimiento en vivo, el autor discute el concepto de dispositivo y afirma que desde sus orígenes el dispositivo cine fue multiforme y continúa a ser en la contemporaneidad. Así, el término Cine en vivo es discutido dentro de un abordaje investigativo de esas nuevas prácticas de creación y exhibición del punto de vista de la historia del cine. Relacionando, mezclando datos sobre insatisfacciones y soluciones de los artistas, Estado del arte del desarrollo digital, escenario de convergencia en las artes y en la tecnología, contextos culturales y sociales, se busca analizar la emergencia de los ambientes y condiciones que permiten el desarrollo del Cine en vivo. Analizando un típico software de edición de imágenes en vivo y presentándolo como un sistema de creación individual permeado por disposiciones sociales, el texto parte para la descripción de procesos y ambientes creativos característicos apoyando y realizando reflexiones sobre las especificidades ya perceptivas del lenguaje del cine y de los dispositivos del Cine en vivo. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20100 |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_dis_jcflira.pdf | 3,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.