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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Mapa conceitual para leishmaniose visceral humana : aplicação de software livre como ferramenta da tecnologia de informação e comunicação
Título em inglês: Conceptual map model for human visceral leishmaniasis : free software application as an information and communication technology tool
Autor(es): Carvalho, Valéria Camargo de Lacerda
Martins, Luciamare Perinetti
Carvalho Junior, Paulo Marcondes
Pinto, Virgínia Bentes
Palavras-chave: Tecnologia da Informação;Leishmaniose Visceral;Educação em Saúde
Data do documento: Jan-2016
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais
Citação: CARVALHO, V. C. L. et al. Mapa conceitual para Leishmaniose visceral humana: aplicação de software livre como ferramenta da tecnologia de informação e comunicação. R. Saúd. Digi. Tec. Edu., Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 49-68, jan./jul. 2016.
Resumo: Objetivo: verificar a possibilidade da aplicação de software livre na construção de Mapa Conceitual (MC) sobre Leishmaniose Visceral Humana (LVH) para posterior utilização como recurso didático em processos educacionais na área de saúde. Metodologia: estudo de caso, onde, por meio do uso de software gratuito, foi construído um mapa conceitual sobre LVH, utilizando conceitos e relações encontrados em artigos científicos, livros - texto. Após a confecção do mapa conceitual foram avaliadas sua pertinência e aplicabilidade. Resultados: de acordo com a metodologia proposta, foi construído e avaliado o mapa conceitual. Considerações Finais: a representação do conteúdo sobre LVH, utilizando mapa conceitual, se mostrou adequada para discriminar o co nteúdo proposto por ser uma representação simples de ser compreendida. Os autores - avaliadores, profissionais de saúde, consideraram o modelo construído como passível de ser uma ferramenta utilizada em processos educacionais na área.
Abstract: Objective: verify possibility of applying open source software in elaborating a Conceptual Map (CM) for Human Visceral Leishmaniasis (HVL) for later use as a teaching resource in educational processes in health care. Methods: a case study where through the use of fre e software, a conceptual map for HVL was elaborated using concepts and relationships found in scientific papers and textbooks. After making the conceptual map the other authors evaluated their relevance and applicability. Results: according to the proposed methodology the conceptual map was built and evaluated. Final considerations: the content representation about HVL using the conceptual map showed adequate to discriminate the proposed knowledge because it is a simple representation to be understood. The authors - evaluators, health professionals, considered the elaborated model as liable to be a tool used in educational processes in the area.
URI: http://resdite.nuteds.ufc.br/index.php/revista/article/view/2/13
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